Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Volta às aulas: Educação de Padre Marcos realiza formação com os manipuladores da alimentação escolar

em 07 de agosto de 2021

Nos preparativos para o retorno ao ensino semipresencial, Educação de Padre Marcos realiza formação com os manipuladores da alimentação escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos -PI, realizou na tarde desta sexta-feira, 6 de agosto, uma capacitação com os Manipuladores de Alimentos da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.

A formação, cujo tema é “Manipulação de Alimentos, boas Práticas e Cuidados em meio a Pandemia da Covid-19, no Serviço de Alimentação Escolar”, visa orientar os profissionais sobre os procedimentos para o retorno gradual das aulas semipresenciais na rede, principalmente em relação as medidas que devem ser adotados para garantir a qualidade higiênica-sanitária, seguindo orientações dos protocolos de biossegurança.

Cerca de 18 profissionais participaram da formação, que foi ministrada pela nutricionista Elaine de Sousa Carvalho, que na oportunidade apresentou o Manual de Boas Práticas e Operacionalização da Alimentação Escolar, além dos cardápios diversificados para cada modalidade de ensino, como também um termo de ciência e compromisso sobre a importância do papel dos profissionais no desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, responsabilizando-se pelo cumprimento das normas sanitárias vigente.

Entre os presentes na formação esteve, o Secretário de Educação Eraldo Gomes; a Supervisora da Rede de Ensino Luzimar Carvalho; a Orientadora Pedagógica da rede Ana Meire Macedo; o Presidente do CAE Jovelando José de Carvalho e o Departamento de Almoxarifado representado por Josivânia Elvira de Macedo e Luzia Leal de Araújo.

Secretário de Educação Eraldo Gomes

De acordo com o Secretário Eraldo Gomes, a capacitação dos manipuladores de alimento para este retorno gradual das aulas semipresencial é de extrema necessidade.

“É muito importante que todo o corpo de profissionais das escolas seja preparado para a retomada gradual das aulas presenciais. E o brilhante trabalho que as merendeiras realizam é muito importante no contexto da escola, principalmente neste novo cenário que estamos vivenciando, onde os cuidados e as medidas de higiene e segurança devem ser redobrados para que possamos oferecer uma alimentação saudável e segura””. 

Segundo o presidente do CAE, a formação tem a finalidade de reforçar condutas adequadas de manipulação, armazenamento e distribuição dos alimentos. Disse ainda que o CAE estará acompanhando todo o processo de retomada das aulas no que se refere a alimentação escolar.  

A nutricionista Elaine Sousa, afirmou é preciso adotar medidas de prevenção, controle e contenção de riscos no retorno dos estudantes às aulas presenciais e essa formação com as merendeiras, tem o objetivo de reiterar as orientações técnicas sobre o protocolo sanitário e de saúde, relacionada à alimentação escolar. 

O momento foi finalizado com dinâmicas e entrega de certificados, além dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) que serão entregues as merendeiras nas escolas em que atuam.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.