Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Valorizando as tradições e a história, Secretaria de Cultura de Padre Marcos realiza live com artistas da terra

em 14 de junho de 2021

Cultura realiza live – Padre Marcos Cultural: Origens e Tradições

A Secretaria Municipal de Cultura de Padre Marcos realizou na noite desse domingo, 13 de junho, uma grande transmissão cultural ao vivo nas redes sociais. O evento faz parte das iniciativas oriundas dos recursos da lei federal Aldir Blanc.

A Live intitulada “Padre Marcos Cultural: Origens e Tradições” contou com apresentações de artistas da terra e estandes que exibiram a culinária, o artesanato e as culturas tradicionais que representam a história e a origem do município.

Na ocasião, a Prefeitura Municipal realizou também a entrega de uma nova caminhonete S10, para Secretaria de Educação.

S10 entregue para a Educação municipal

 

 

Estiveram presentes no evento o prefeito Valdinar Silva, a primeira dama Edilene Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, a Secretária de Cultura, Linnara Emilly, o Secretário de Educação, Eraldo Carvalho, a Secretária de Saúde, Maria Lúcia, o Secretário de Transportes, Erimar Carvalho, o Secretário de Empreendedorismo, Luiz Filho, o Secretário de Agricultura, Bento, a Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide, a Secretária de Administração, Thuany Mikaela, o ex-prefeito Dr. Raimundo Vieira, a engenheira civil, Williane kelly, e os vereadores; Bonifácio Dias, Iranildo Francisco, Manoel Francisco (Neli), Hilda Bento, Helton João e Antônio Chiquinho.

Às 19h00min, após a Secretária de Cultura, Linnara Emilly, cantar o hino oficial de Padre Marcos e explicar como está sendo realizada a implementação  da lei Aldir Blanc no município, o cantor Francis dos Teclados realizou a abertura do evento.

Durante a transmissão, foram exibidas as apresentações artísticas de casais de quadrilhas juninas, desfiles de trajes, do grupo cultural de capoeira ‘Cordão de Ouro’, e do poeta Alexwell.

Também efetuaram espetáculos musicais o grupo evangélico, Os Levitas, o repentista Netinho Macedo, o cantor Lamarck Dias, o DJ Magrão, e o cantor Adelson.

Ainda no evento, foram expostos estandes com obras de artesanato, olaria, desing, comidas típicas, e cerâmicas rústicas. Todas as obras produzidas por artistas locais.

Por fim, o prefeito Valdinar Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, e o procurador do município Dr. Raimundo Vieira fizeram a apresentação do Memorial Padre Marcos.

O projeto do museu, pretende reavivar e registrar a história do Padre Marcos de Araújo.

(da esquerda para a direita: Apresentador da live, Edson Ribeiro, ex-prefeito Dr. Raimundo Vieira, vice-prefeito Valdo Benedito e o prefeito Valdinar Silva)

Em sua fala, o Prefeito Valdinar Silva relembrou alguns pontos marcantes da história do Patrono do município:

“No ano de 1786, ocorreu a chegada do português, seu Francisco Marcos de Araújo Costa, pai do Padre Marcos. Já em 1814, a fazenda boa esperança foi elevada a categoria de povoado, e em 1964 passou a ser cidade. Nós queremos relatar, que é preciso entendermos o passado para vivermos o presente e podermos construir o futuro, pois as raízes depois de fincadas não morrem. Na época do Padre Marcos, foi feito um mapeamento de todas as escolas no Brasil, e no nordeste salvou-se o Piauí através da Escola de Primeiras Letras de Instrução Secundária na fazenda Boa Esperança, que era para quem quisesse se matricular de graça, e era a única escola que o Piauí possuía. Homero Castelo Branco solicitou em 1982 um projeto de lei que incluísse o nome do Padre Marcos no Pantaleão da praça dos três poderes em Brasília, como um dos heróis nacional por sua articulação na independência do Piauí” relembrou.

O vice-prefeito, Valdo Benedito, mencionou a importância de se resgatar e registrar a história local:

“Estamos trabalhando no próximo livro voltado para a história do Padre Marcos de Araújo Costa, que é extraordinária, e como a gente observa os mais velhos se vão e os mais novos passam a existir sem conhecer a história da sua própria cidade. Então esperamos que esse seja o início de uma política pública cultural que passe a existir na vida de cada artista e cada cidadão padre-marcoense” disse.

Ex-prefeito Dr. Raimundo Vieira

O ex-prefeito e procurador do município de Padre Marcos, Dr. Raimundo Vieira, frisou o valor histórico da figura do Padre Marcos de Araújo:

“Ele defendia a liberdade política, a liberdade de religião, ele defendia que o conhecimento fosse usado para o desenvolvimento da comunidade. E aqui quando ele começou a propagar essas novas ideias sua fama foi espalhada por toda a região, e as famílias queriam que seus filhos fossem educados pelo Padre Marcos, os alunos já saíam daqui da fazenda Boa Esperança diretamente para a universidade, muitos deles se tornaram presidentes de outras províncias, deputados estaduais, federais, advogados, juristas e teve até aluno que chegou a ser ministro do Supremo Tribunal Federal, então por essa importância a visão do Padre Marcos como educador já foi estudada por muitos pesquisadores” mencionou

Veja imagens!

Fotos: Cleidiano Henrique

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.