Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Em Padre Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza assembleia geral para prestação de contas

em 13 de dezembro de 2021

O sindicato dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares de Padre Marcos realizou na manhã deste sábado, 11 de dezembro, na sede da corporação, uma assembleia geral ordinária para deliberar assuntos de interesse da categoria.

O objetivo da reunião foi realizar a prestação de contas do exercício financeiro dos anos de 2019 e 2020, revelar a previsão orçamentária para o exercício de 2022 e discutir demais assuntos importantes para os associados.

Durante o ato, o sindicato recebeu itens eletrônicos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), com o objetivo de contribuir para a informatização tecnológica da diretoria da corporação.

Além dos trabalhadores rurais associados, também estiveram presentes a presidente do sindicato, Graça, o prefeito municipal, Valdinar Silva, o vereador Iranildo Francisco, o secretário de administração da Fetag no Piauí, José Evandro, e o coordenador do polo da Fetag na região de Picos, Paulão Carvalho.


A diretoria do sindicato de Padre Marcos é composta pela Presidente, Gracirlene Perpétua de Carvalho; o Vice: Paulo Henrique Gomes; os Secretários: Carmivandia Hortência da Silva; de Finanças: Bartolomeu José leal; Agrícola:José Adailton de Morais; de Mulheres: Solange Maria Ribeiro; de Jovens: Ana Márcia Macedo Sousa; do Idoso: Vicente Joaquim de Carvalho; Conselho Fiscal: José Francisco de Carvalho, Maria Elenilse dos Santos, Franscisdalva Maria de Sousa. E os demais suplentes: Homero Francisco da Silva, Domingas Francisca da Silva, Maria Ivanilda da Conceição Silva; Avelanja Maria de Carvalho; Maria Luiza de Carvalho; Domingos Antônio do Nascimento; João Antônio de Macedo Carvalho e Marcelino Manoel da Silva.

Prefeito Valdinar Silva

O Prefeito Valdinar Silva ressaltou a importância do movimento sindical:

“O movimento sindical é uma escola, o que a gente aprendeu durante esses anos de participação e contribuição vai pra toda a vida. Quem participa dos movimentos sindicais ou sociais sai diferente. O sindicato é de todos e trabalha em parceria no agora, já pensando nas futuras gerações. O problema de um é problema de todos independente da idade, e precisamos nos mobilizar em busca de melhores condições pra todos os cidadãos” disse.

Iranildo Francisco vereador

O Vereador Iranildo Francisco também destacou a relevância da associação para os pequenos agricultores familiares:

“Trabalhar a agricultura familiar é um dos pontos mais importantes e o sindicato tem muita importância hoje na vida desses trabalhadores. O sindicato recebe a todos com amor, com carinho, mesmo recebendo pouco aqui sempre tem diálogo, conversa, organização, sempre lutando para fazer o melhor. A gente sabe que as coisas não são fáceis mas a gente vai lutando pouco a pouco, sem desistir, que um dia a gente chega lá, que não tenhamos medo de lutar”

Paulão

O coordenador do polo da Fetag na região de Picos, Paulão, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais nesse momento:

“Esperamos muito o fim dessa pandemia que tanto têm nos atrapalhado. O sindicato de Padre Marcos a gente já acompanha há mais de 20 anos e é sempre organizado, com tudo que é possível oferecer a um trabalhador rural, associado ou não associado. As principais dificuldades são a pandemia, e os problemas hídricos causados pela estiagem, esperamos que esse ano tenhamos um bom inverno no período chuvoso, pois o pessoal dessa região tem disposição e coragem as vezes só falta o incentivo das políticas públicas que demoram e as vezes nem chegam” pontuou.

José Evandro

José Evandro de Araújo Nunes, ex-presidente da Fetag e atual secretário de finanças e administração do órgão, relatou as expectativas para ações futuras em prol dos sindicatos:

“É uma alegria voltarmos para Padre Marcos e encontramos um sindicato tão bem organizado. A Fetag tá preocupada em organizar e equipar todos os sindicatos nos municípios, temos ajudado com equipamentos de tecnologias da informática para que ocorra a atualização dos dados dos trabalhadores rurais sócios do sindicato. Ano que vem teremos o cadastro da agricultura familiar, que é uma política muito importante para que o homem e a mulher do campo possam participar de programas sociais. Nós acreditamos que esse foi um ano de dificuldades, bastante difícil, mas estamos nos reabastecendo com novas energias para seguirmos trabalhando no próximo ano. Estamos com ideias para criação de cooperativas para beneficiamento da produção animal, vegetal, pensando em formações para os agricultores aqui na região de Padre Marcos, e estamos também com parcerias importantes, como com o governo do estado, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e na distribuição de sementes e estamos torcendo para que tenhamos um bom inverno” finalizou.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.