Banner topo – Armazém do povo Banner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

Padre Marcos-PI: Gestão realiza encontro com a nova composição do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) edição 2021/2024

em 14 de setembro de 2021

Após mapeamento e mobilização dos jovens em diversas entidades foi feito a inscrição de 20 jovens para compor o novo grupo NUCA e no dia 13 de setembro no auditório da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu a primeira reunião conduzida pela mobilizadora Ana Meire Macedo com a participação da articuladora do Selo UNICEF Gorete Leal.

O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas. A formação do Núcleo se consolida também como uma importante etapa para que o município de Padre Marcos conquiste pela 2ª vez a aprovação do Selo UNICEF.

Estiveram presentes na reunião, o prefeito Valdinar Silva, o Secretário de Educação Eraldo Gomes, o representante do CMDCA Anatálio Silva, a Supervisora da Rede Municipal de Ensino Luzimar Carvalho e o Jovem Wesley Dantas Carvalho que participou do grupo NUCA na edição passada.

Em suas palavras o Prefeito Valdinar Silva, parabenizou e agradeceu a participação dos adolescentes e reafirmou o compromisso em continuar desenvolvendo políticas públicas que venham beneficiar as crianças e os adolescentes do município.

  “O NUCA vem para agregar, para possibilitar maior incidência de vocês nas políticas públicas do nosso município, e esse grupo será um canal de escuta para sabermos o que os jovens pensam e querem, já que eles também devem avaliar, cobrar, sugerir, vigiar e cuidar da nossa cidade”.

O representante do CMDCA, Anatálio Silva, também parabenizou o grupo e se colocou à disposição dos jovens.

O Jovem Wesley Dantas, relatou sua experiência como integrante do NUCA na edição passada e incentivou os adolescentes a seguirem com a missão.

A articuladora do Selo no município, Gorete Leal reafirmou o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de Padre Marcos, não só por ser uma etapa na conquista do Selo, mas por acreditar que esta é mais uma forma de exercer e praticar cidadania junto à juventude.

A mobilizadora Ana Meire Macedo, após detalhar o que é o NUCA, quais as atividades e os objetivos do grupo, bem como os desafios a serem cumprido em toda a edição, concluiu:

“O Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA, é parte integrante da metodologia do SELO UNICEF, e todos os participantes do grupo terão a oportunidade e garantia de participação em diversas atividades para adquirirem conhecimentos sobre seus direitos e serem contribuintes no exercício da democracia, sugerindo melhoria nos serviços e políticas públicas que irão impactar diretamente a vida da nossa população, portanto, estamos confiantes na determinação, garra e empenho dos novos integrantes do NUCA do município de Padre Marcos.”

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados *

*