Banner Topo -Virtex Telecom Banner Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Padre Marcos; Concluída semana intensa de prevenção ao suicídio do “Setembro amarelo” no município!

em 25 de setembro de 2021

Alusivo ao setembro amarelo, o município de Padre Marcos através das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, realizaram desde o dia 13/09 palestras, rodas de conversas entre outros eventos tratando da prevenção ao suicídio. Na última sexta feira 24/09/2021 seguindo o cronograma, as Psicólogas Vanessa Marque e Thuanny Mikaela secretária de Administração reuniram-se às oito horas (08:00), na Unidade Escolar Davi Severiano de Carvalho, localizado no povoado Riacho do Padre, a Psicóloga Vanessa Macêdo Marques, o Secretário Municipal de Educação Eraldo Carvalho acompanhado de sua equipe, professores e coordenação pedagógica das escolas Davi Severiano e Tia Marinô com a palestra: setembro Amarelo “Agir é salvar vidas”.A reunião iniciou-se com as boas vindas e momento de oração dirigido pela Diretora da escola Davi Severiano Luzilene Silva Sousa (Lena), em seguida a mesma passou a condução dos trabalhos ao Secretário de Educação Eraldo Carvalho que teve sua palavra pré-introdutória dirigida a todos. Em seguida o momento em que a Psicóloga Vanessa Marques iniciou o tema a ser trabalhado. Logo após, a mesma continuou a temática trabalhando uma dinâmica com todos os presentes, que consistiu em entregar um pedaço de papel e uma caneta a todos e que cada um escreveu em seu próprio papel seu (s) problema (s), sentimentos, etc. Fora coletado os papéis e sorteados para que cada um pegasse novamente um papel e que falasse sobre o sentimento retirado.

Após a parte prática, a psicóloga concluiu a dinâmica os participantes expressaram suas experiências e emoções. Dando continuidade, a psicóloga iniciou outra dinâmica com balões. Cada um recebia seu próprio balão e enchia-o à medida que se identificassem com os questionamentos lidos pela psicóloga. Por fim, a mesma perpetrou mais uma reflexão e encerrou- se a reunião. Após foi servido um coffe-break aos participantes.

A tarde a parti das 14:00 horas foi trabalhado o mesmo tema setembro Amarelo “Agir é salvar vidas”. Com os professores e gestores escolares das Localidades Barra e Canto Alegre, no auditório da secretaria de Educação. Com a presença dos secretários Eraldo Carvalho da Educação, Thuanny Mikaela da Administração e Lucicleide Dias da Assistência Social e a supervisora de ensino Maria Luzimar.

No dia 23/09 as 08:00 horas da manhã no centro de Saúde, na cidade, os idosos e Hipertensos também tiveram um momento de conscientização sobre o setembro amarelo e a prevenção ao suicídio; falando da importância e cuidados com a mente na melhor idade (terceira idade), diante do cenário de pandemia pelo novo corona vírus. Os  profissionais da Saúde: Maria Lucia secretaria de Saúde, Janainna Alencar coordenadora de Saúde, e agentes comunitários de Saúde assim como a  Assistente Social Alexandra Modesto estiveram conduzindo aquele momento com os idosos.

A noite, as 19:00 horas na Unidade Escolar Davi Severiano de Carvalho, localizado no povoado Riacho do Padre, foi a vez do Enfermeiro e terapeuta integrativo Esequiel Dias e a Psicóloga e secretária de Administração Thuanny Mikaela falarem de prevenção ao suicídio ao público presente, sobre os primeiros sintomas ao menor indício de suicídio,  conscientizando sobre a importância de pedir ajuda, conversar e se prevenir;

Em sua fala a Psicóloga disse. “Primeiro vem o pensamento, após isso vem os planos, os estudos mostram que alguém que comete suicídio, faz em média 20 tentativas, será que em meio a esses pensamentos, tentativas nós não conseguimos salvar vida? porque essas pessoas manifestam comportamentos, é importante que agente esteja apercebido para ajudar nesses momentos cruciais”.

O enfermeiro e terapeuta integrativo Esequiel Dias em sua fala ressaltou os cuidados com a mente. “Na nossa mente acontece todo raciocínio para executarmos as tarefas do dia adia, nós somos seres energéticos, a cada ação, a cada comando, estamos usando, exercitando a nossa mente, de forma que cada um conforme suas crenças, valores, ensinamentos herdados, repassados, lidamos cada um a sua maneira, agente precisa se conhecer mais, se perceber, cuidar mais de Si.”

No dia 22/09 a equipe III de Saúde, acompanhados da Secretária de Saúde Maria Lucia, Alexandra Modesto Assistente Social, Fisioterapeuta Darlan e o enfermeiro e vereador Ronald Martan estiveram no templo da Igreja católica no povoado Canto Alegre, juntamente com a Lucineide Agente Comunitária de Saúde da daquela região, falando a população sobre a prevenção ao suicídio dentro do setembro amarelo, momento em que os profissionais de saúde puderam orientar sobre os sintomas, cuidados com a mente, entre outros.

Veja fotos;

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.