Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Em Padre Marcos, Prefeitura Municipal realiza audiência sobre a Lei de Diretrizes Orçamentarias

em 06 de junho de 2018

Nesta terça-feira (05) a Câmara de Vereadores do município de Padre Marcos-PI realizou uma audiência sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que foi ministrada pela Contadora Dra. Lana, do escritório de contabilidade publicontas.

O LDO, Lei de Diretrizes Orçamentarias, é onde o município, o gestor, comunica onde e como ele vai se direcionar, onde vai investir, o que pretende fazer, sendo colocado no orçamento em agosto para ser executado no ano seguinte.

O encontro também serviu também para que a população se conscientize e saiba o que é prioridade pro município, quantos porcento do que é arrecado no município vai para a educação, para Saúde, para Assistência Social e etc.

Um dos novos pontos, ressaltados pela Contadora Dra. Lana, é de que agora foi buscado o orçamento participativo, fazendo com que a população do município venha participar cada vez mais na escolha do que é prioridade na localidade da mesma, e segundo a contadora, esse projeto foi discutido para ser feito ainda este ano.

A Contadora Dra. Lana falou sobre a responsabilidade de se deixar a população de Padre Marcos-PI consciente do que é gasto no município.  “O gestor não está livre, ele está “amarrado”, conforme a lei de responsabilidade fiscal, e desse jeito a população fica consciente e sabendo o que é prioridade nessa nova gestão, quantos porcento nós temos que gastar, nós temos obrigação constitucional, então a população precisa saber”, disse.

A Contadora relatou ainda sobre a arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e sobre como a gestão teve que se adequar as realidades do ano.

“Nós tivemos em 2017 uma queda de arrecadação de FPM, o que sustenta o nosso município? O FPM, então quando eu tenho uma arrecadação de 2016 para 2017 que cai, e a minha despesa aumenta, despesa aumenta porquê? porque o salário mínimo aumentou, consequentemente o INSS desse pessoal também aumentou, o salário do piso magistério também aumentou, e a receita do FUNDEB não cresceu na mesma proporção, também teve queda, então o que que acontece, quando a minha despesa aumenta e a minha receita não alcança isso, eu preciso de uma rigidez, eu preciso amarrar minhas contas públicas, uma mudança de comportamento de gestão, então o que que o município esta fazendo, esta buscando se alinhar a essa nova realidade, e por isso houve cortes, mas isso também está mudando, estamos buscando evoluir na nossa receita, buscando evoluir na nossa arrecadação municipal, e com isso o município fazer muito mais com o pouco que ganha”, frisou a Contadora.

Dra. Lana destacou ainda todo o empenho da gestão do Prefeito Valdinar Silvar a frente do município de Padre Marcos, enfatizando o comprometimento de toda a equipe municipal. “ Você não tem um Prefeito comprometido, você tem um grupo de pessoas comprometidas, equipe é isso, pessoas comprometidas é isso, então nós não temos só um gestor comprometido, nos temos secretários, funcionários comprometidos, então essa gestão ela é compromisso, ela quer fazer o melhor e tal buscando fazer o melhor com o que tem”, finalizou.

Estiveram presentes na audiência as seguintes autoridades, o vice-prefeito, Valdo Benedito; Os vereadores, Linara Emily, Wilames Macedo, Emanuela Conrado Lima, Francisco Iranildo, Antônio Neto, Neli, GG Macedo e Antônio Chiquinho; e os Secretários, Eraldo Carvalho, de Educação; Orlandio José, de Finanças; Lucicleide Dias, de Assistência Social; e Thuany Mikaela, de Administração.

Veja fotos:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.