Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Alunos vendem lanche na escola e presenteiam crianças carentes no PI

Valor arrecadado foi usado na compra de brinquedos e outras ações. 'Aprendemos a viver em sociedade', diz aluna que participa do projeto.

em 13 de outubro de 2016

Alunos se organizaram para comemorar os Dias das Crianças em comunidade carente (Foto: Samantha Araújo/G1)

Alunos se organizaram para comemorar Dias das Crianças em comunidade carente (Foto: Samantha Araújo/G1)

Solidariedade. Este foi o sentimento que tomou conta dos alunos da escola Sesi, no Parque Piauí, Zona Sul de Teresina. Para comemorar o Dia das Crianças, estudantes do 6º ao 8º ano venderam lanches na escola por uma semana e com o dinheiro arrecadado, compraram 340 presentes para as crianças carentes que moram próximo ao colégio.

Tudo começou quando a coordenadora Aretha Sâmia e a diretora Maria Goretti, iniciaram na escola um projeto de formação e cidadania chamado “Eu protagonista do bem”, que incentiva os alunos a viver em sociedade e passar adiante valores como a solidariedade. A idealizadora do projeto destaca a responsabilidade e o emprenho dos alunos para organizar o evento.

“Durante as aulas de formação, nós pensamos: ‘será que existe crianças que precisam mais do que a gente?’ Então daí surgiu a ideia de ajudar as crianças do escolão (escola pública do bairro). Os alunos foram até lá, fizeram uma visita, conversaram com a crianças e se sentiram motivados a fazer algo para que esse Dia das Crianças fosse diferente para eles”, contou.

Foram comprados 340 presentes com o dinheiro arrecadado com a venda do lanche na escola (Foto: Samantha Araújo/G1)

Foram comprados 340 brinquedos com o dinheiro arrecadado (Foto: Samantha Araújo/G1)

O segundo passo foi organizar o evento e preparar o plano de ação. Ainda segundo a coordenadora, apesar de ser um evento social, foi trabalhado outras matérias durante todo o processo de organização. “Eles se organizaram, cada grupo ficava responsável por um setor e até nesse momento eles estava aprendendo, pois trabalharam em equipe”, contou.

Maria Eduarda, estudante do 7º ano, explicou que ser solidário foi o que incentivou a todos a pensar em formas para realizar o evento.

“Aprendemos sobre solidariedade e aprendemos a como passar essa solidariedade adiante, foi assim que surgiu a ideia de fazermos um Dia das Crianças bem diferente, dando muito carinho para essas crianças que precisam. Então nós pensamos como poderíamos fazer para arrecadar dinheiro para essa festa ser perfeita para as todas as crianças”, disse.

O passo seguinte foi organizar a venda de lanche e rifa. Durante uma semana, a cantina da escola ficou fechada e cada turma se responsabilizou por preparar as comidinhas e vender no intervalo. Todo o valor arrecadado foi usado para comprar 340 brinquedos e revertido em outras ações com a comunidade.

sentimos que o que estamos ensinando aqui, está atravessando os muros da escola e indo para casa de cada aluno”
Regina Célia, uma das organizadores do “Projeto Eu Protagonista do Bem”

“Nós conseguimos o dinheiro com o lanche e com a rifa e também recebemos doações de brinquedos. Na verdade, tivemos a seguinte ideia: quem doasse um brinquedo teria direito de ter um ponto na rifa. Assim conseguimos alguns, já que todo mundo queria o prêmio da rifa”, contou Elda Alves, aluna do 6ª ano.

Também coordenadora do projeto, Regina Célia destacou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e em todos os projetos por eles realizados.

“Muitas mães e pais ajudaram. Muitos prepararam comidas para vender, vieram até a escola para ajudar na semana do lanche e se propuseram a ajudar no que precisássemos. Isso é muito importante, pois sentimos que o que estamos ensinando aqui, está atravessando os muros da escola e indo para casa de cada aluno”, disse.

Festa com peça teatral
O evento social que será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, tem deixado todos muito ansiosos. Um deles é Bruno Rafael, do 6º ano, que espera que as crianças beneficiadas se lembrem da festa com alegria. “Nós trabalhamos para essa festa acontecer e o que esperamos é que as crianças fiquem felizes e que se lembrem desse dia sempre”, disse.

Outra turma que apesar de não participar do projeto quis ajudar no dia da ação, foi a classe do 5º ano, que ensaiaram durante um mês uma peça teatral para ser apresentada na festa. A aluna Maria Letycia falou da importancia de todos participarem. “Juntamos todos os personagens encantados em só uma peça, assim achamos que todas as crianças vão entender a mensagem que queremos passar”, disse.

Uma peça de teatro será apresentada no dia da ação (Foto: Samantha Araújo/G1)

Uma peça de teatro será apresentada no dia da ação (Foto: Samantha Araújo/G1)

Taila Santiago, também aluna do 5º ano disse que eles ajudaram da forma que mais gostam: atuando. “Nós gostamos muito de atuar, é muito fácil para a gente, é uma oportunidade para a gente fazer algo bom. Ganha a gente e ganha eles”, disse.

A coordenadora e idealizadora do projeto se orgulha pelos alunos conseguirem fazer tudo que planejaram. “Pude perceber que tudo que mais queríamos com o projeto, nós realmente conseguimos. Ver os alunos convivendo em comunidade, com pessoas diferentes, com responsabilidades diferentes e ainda assim conseguirem realizar tudo perfeitamente bem, é muito prazeroso”, falou Aretha Sâmia.

A ideia é que todo ano eles possam organizar uma festa do Dia das Crianças. A aluna do 8º ano, Alzirarriza Gama tentou resumir a real importância do evento para todos os alunos.

“Desde os encontros de formação, nós aprendemos a como conviver com a família e com os amigos e sentimos a necessidade de olhar para outras pessoas e ver como elas precisam de carinho e de atenção. Assim aprendemos a viver em sociedade, colocando em prática as ideias que a gente tem e tentando transformar vidas”, finalizou.

Foram comprados 340 presentes com o dinheiro arrecadado com a venda do lanche na escola (Foto: Samantha Rodrigues/ G1)

Várias bolas foram adquiridas com o dinheiro arrecadado pelos alunos (Foto: Samantha Rodrigues/ G1

G1 Piauí

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.