Banner Estado – Carnaval Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Novembro Azul: Evento da Saúde de Alegrete do Piauí Oferece Exames e Promove Conscientização sobre a Saúde Masculina

em 29 de novembro de 2023

Na manhã desta quarta-feira, 29 de novembro, a Saúde de Alegrete do Piauí promoveu um evento em alusão ao Novembro Azul, com o intuito de destacar a importância dos cuidados com a saúde masculina.

Durante a ação, aproximadamente 150 exames do teste do PSA foram realizados, oferecendo aos homens de 45 a 65 anos, a oportunidade essencial de verificar sua saúde prostática. Os resultados desses exames estarão disponíveis na Secretaria de Saúde ou na UBS Maria Francina em cerca de 15 dias, contribuindo significativamente para a conscientização e prevenção do câncer de próstata no município.

Diversas autoridades estiveram presentes, incluindo a prefeita Lila Alencar, o secretário municipal de saúde Walter Filho, o presidente da Câmara, vereador Luís Carlos, o secretário de esportes Lucas Emanoel, o vereador Erasmo Araújo, além dos servidores da área da saúde.

Durante o evento, profissionais como a nutricionista Ana Kelly Ramos, a dentista Dra. Yara Ramos e a enfermeira Jannaina Alencar compartilharam orientações.

Nutricionista Ana Kelly

A nutricionista Ana Kelly enfatizou a importância de uma alimentação saudável na prevenção do câncer de próstata.

Dentista Yara Ramos

Já a dentista Yara Ramos trouxe dicas necessárias sobre higiene bucal e prevenção de doenças.

Jannaina Alencar

A enfermeira Jannaina alertou sobre a necessidade de cuidados e exames regulares para prevenir o câncer de próstata, ressaltando inclusive que essa doença pode afetar homens jovens.

Lila Alencar

A prefeita Lila Alencar expressou a relevância desse tipo de iniciativa para promover a saúde e o bem-estar da população.

Vereador Luís Carlos

Enquanto o presidente da Câmara, Luís Carlos, parabenizou os homens presentes, enfatizando que cuidar da saúde masculina é motivo de orgulho, não de vergonha.

Sorteio de brindes

Além das palestras e orientações, o evento contou com um sorteio de brindes para os homens participantes na quadra Poliesportiva Manoel Afrânio Ramos.

Jogo do Novembro Azul

Em seguida, foram realizados jogos em parceria com o departamento municipal de esportes, visando estimular a participação dos homens e promover hábitos saudáveis.

Walter Filho, secretário de saúde

O Secretário de Saúde Walter Filho ressaltou o esforço na organização do evento, envolvendo o convite aos homens que são do público-alvo através da divulgação e do acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O secretário disse que a expectativa era que mais homens realizassem o exame.

Walter Filho enfatizou que os jogos de futsal em parceria com o departamento de esportes, e as ações de distribuição de preservativos, a aferição do teste PSA e os testes de glicemia foram estrategicamente integrados ao evento do Novembro Azul.

“Essas atividades têm o propósito de enriquecer a iniciativa, focando especialmente na conscientização sobre o câncer de próstata, mas também na promoção de cuidados e prevenção abrangente da saúde masculina, proporcionando aos participantes ferramentas e informações cruciais para manter uma vida saudável.” disse o secretário.

Walter ainda informou que cerca de 150 testes do PSA foram realizados, e os resultados estarão disponíveis na Secretaria de Saúde ou na UBS Maria Francina em aproximadamente 15 dias.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.