Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Governo do Estado
Rede Brasil

Veja como será o retorno das aulas na UFPI, Uespi e IFPI no estado do Piauí

em 14 de janeiro de 2022

Universidade Federal do Piauí (UFPI) — Foto: UFPI

Com a permanência da pandemia do novo coronavírus, as universidades estudam se vão manter o ensino híbrido ou vão retomar o ensino presencial em 2022. O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) autorizou o retorno 100% presencial, mas os alunos deverão apresentar o passaporte da vacina e junto com as unidades educacionais manter os protocolos sanitários.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) deve ser mantido o ensino híbrido, enquanto a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estuda a possibilidade de retorno das aulas presenciais. A UFPI vai bater o martelo após uma reunião na sexta-feira (14).

Atualmente elas estão com ensino híbrido, ou seja, com aulas presenciais e remotas.

UFPI

O vice-reitor Viriato Campelo informou que as aulas do semestre letivo 2021.2 retornam no dia 7 de fevereiro e que existe a possibilidade de que seja mantido o ensino híbrido.

A permanência do ensino híbrido será discutida em reunião que será realizada na próxima sexta-feira (14), em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) e o Conselho Universitário (Consun).

“Será realizada uma reunião sobre as condições desse ensino híbrido, tudo isso será deliberado em reunião dos conselhos, que vai ser realizada na sexta-feira, onde vai ter representantes de todos os segmentos e vamos discutir esse assunto, detalhar o nível desse ensino híbrido, as regras e todos os protocolos de segurança adotados”, explicou o vice-reitor.

Viriato Campelo explicou que a Universidade Federal está adotando todas as medidas sanitárias, como a colocação de pias, exigência do uso de máscara facial e distanciamento nas salas de aula.

“No restaurante universitário, estamos separando as pessoas que ali realizam as refeições de maneira adequada, como manda os protocolos. Na biblioteca, será usado o sistema de empréstimo [de livros] via Sigaa. A residência universitária também terá o número de pessoas reduzido. Não serão permitidas sete pessoas em um mesmo quarto. Então, serão todas essas providências, como aquelas aplicadas nos laboratórios, nas salas de aula. Todas essas questões estão sendo discutidas por nós e pela comunidade”, comentou.

Uespi

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) informou que atualmente ainda está em andamento o semestre 2021.1, que segue até o dia 7 de março no formato de ensino remoto, presencial só nas atividades práticas.

Já no dia 18 de abril inicia o retorno das aulas do semestre letivo 2021.2, e está sendo estudada a possibilidade de retorno presencial. Para isso foi realizada uma pesquisa com a comunidade universitária, que foi iniciada em dezembro e se encerrou na última segunda-feira (10). Na ocasião, a comunidade foi questionada sobre o retorno presencial e se está vacinada.

Com os resultados da pesquisa, os Conselhos Superiores da Uespi irão debater e decidir sobre retorno presencial. Não existe ainda uma data para essa discussão.

IFPI

Para o início do semestre letivo 2022.1, cada campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) possui a sua própria previsão para início das aulas, a maioria é a partir de 3 de fevereiro.

O IFPI estava com atividades no formato híbrido. Algumas atividades retornaram no formato presencial, como as atividades práticas e algumas atividades de pesquisa em laboratórios, mas a maioria das atividades acadêmicas de ensino continuaram no formato remoto.

O pró-reitor de ensino, Odimógenes Soares Lopes, informou que a previsão é que seja mantido o ensino híbrido e avançar gradualmente para o presencial, mas que o assunto ainda está em discussão.

“Ainda estamos em discussão e construção dos modelos, mas será na forma mista (aulas presenciais e não presenciais) para o semestre letivo de 2022.1. Cada campus tem o seu calendário, a maioria deve iniciar entre fevereiro e março de 2022”, destacou.


Fonte: G1-PI

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados *

*