Banner topo – Armazém do povo Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros BAnner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

Padre Marcos-PI | Estudante de medicina cria projeto para promover saúde mental e disputa concurso da UFCA

em 30 de setembro de 2020

A estudante natural de Padre Marcos-PI Luma Karen Macedo está participando de um concurso da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituição na qual ela cursa medicina. Juntamente com a também estudante Lívia Maria Ângelo Galvão e sob a coordenação da professora Liana de Andrade Esmeraldo Pereira elas criaram o ‘projeto IPASME’ que tem como principal objetivo focar na prevenção, identificação e promoção de saúde mental para alunos de escolas públicas do ensino médio da região do Cariri, no sul cearense.

As ações do projeto são basicamente fomentar ações integradas como uma ferramenta alternativa à promoção do apoio psicossocial e também difundir informações que permitam a detecção precoce e a prevenção de transtornos mentais nos adolescentes.

Em conversa com a redação do Piauí em Foco, a estudante descreveu como funciona o projeto:

“Essa ação faz parte do projeto UFCA itinerante na rede, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a fim de contribuir por meio de atividades remotas, nas diferentes realidades enfrentadas por escolas de Ensino Médio, da rede pública do Cariri. Contamos com o apoio de diversos profissionais: médicos e psiquiatras que conversam com os jovens através da plataforma Google meet , e gravam vídeos informativos no nosso Instagram @projetoipasmeufca. As temáticas dos vídeos e das rodas de conversa são baseadas nas necessidades dos estudantes e escolhidos por eles. Todas as nossas ações sociais possuem participação ativa dos estudantes e compreendem a emergência de fatores protetores à saúde mental dos jovens, utilizando-se de estratégias de empoderamento, construção e potencialização da autonomia dos sujeitos.” Disse a estudante.

Um dos quesitos para vencer o concurso é o engajamento na rede social, isto é, as curtidas e compartilhamentos no perfil do concurso no Instagram. Por isso, o link do post para ser curtido apoiando o ‘projeto IPASME’ está disponível abaixo:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.