Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Novembro Azul: Saúde de Padre Marcos realiza exame que rastrea câncer de próstata em homens acima dos 40 anos

em 16 de novembro de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Padre Marcos iniciou nesta terça-feira, 16, a coleta de sangue de homens acima dos 40 anos de idade para o exame de antígeno prostático específico (PSA).

A iniciativa faz parte das ações alusivas a campanha do ‘Novembro Azul‘ e tem como objetivo realizar o rastreamento de tendência para o câncer de próstata em homens assintomáticos.

Prefeito Valdinar Silva

Diariamente serão coletadas no hospital local cerca de 60 amostras de sangue e ao todo serão realizados aproximadamente 400 exames para homens de todo o município de Padre Marcos.

Após a coleta e aferição, caso o nível do PSA esteja alto, a Secretaria encaminhará o homem para fazer outros exames e verificar a possibilidade do paciente estar com câncer de próstata.

Normalmente o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. Além disso o exame PSA é simples e indolor.

Novembro Azul: Saúde de Padre Marcos realiza exame que rastrea câncer de próstata em homens acima dos 40 anos

Estiveram presentes no momento a Secretária de Saúde, Maria Lúcia, o prefeito municipal Valdinar Silva, a Coordenadora de Saúde, enfermeira Janainna Alencar, e os agentes comunitários de Saúde, que são os responsáveis por fazerem a triagem e encaminhar os homens para a realização do exame.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.