Pescador cai de barco no litoral do Piauí nada por quatro horas e é resgatado com vida em São Luís-MA
Aeronave da Marinha resgatou o pescador já no navio, na manhã desta quarta-feira (02/10), e o trouxe para o aeroporto de São Luís, de onde foi transportado por viatura
Isadora Freitas em 03 de outubro de 2019
O pescador Francisco das Chagas dos Santos Pinto, 45 anos, caiu de uma embarcação por volta das 22h desta terça-feira (01/10), em Parnaíba, litoral do Piauí. A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão, foi acionada e resgatou o homem às 2h50 já desta quarta-feira (02/10). O homem percorreu 20 quilômetros a nado e flutuando na correnteza até ser socorrido por um navio.
A Marinha do Brasil informou ao OitoMeia que um navio-patrulha e uma aeronave, do Núcleo de Implantação do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, foram utilizadas no serviço de busca e salvamento. Francisco das Chagas caiu a aproximadamente 181 quilômetros de São Luís do Maranhão, onde foi resgatado.
Além disso, foi feita comunicação, via rádio, com as embarcações que estavam navegando na área do incidente e com as colônias de pescadores, para apoiarem as buscas. O Navio Tanque “Flumar Brasil”, instruído pela tripulação da aeronave militar, que encontrava-se nas proximidades, resgatou o pescador e o conduziu à baía de São Marcos.
A aeronave da Marinha resgatou o pescador já no navio, na manhã desta quarta-feira (02/10), e o levou para o aeroporto de São Luís, de onde foi transportado por viatura da Capitania dos Portos do Maranhão para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente da navegação e as demandas iniciais serão para perícia do barco em que ele caiu, o Pesqueiro “RAMON”, e oitivas de seus tripulantes.