Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo

PADRE MARCOS | Prefeito Valdinar e comitiva recepcionam senador Elmano Ferrer na ‘Barragem do Estreito’ e buscam saída para crise hídrica do município

Junto ao senador, o gestor tratou de demandas importantes quanto ao abastecimento de água para Padre Marcos, como o tratamento de água da 'Barragem do Estreito' através da subestação de tratamento e a perfuração de pelo menos mais 4 poços no município.

em 01 de novembro de 2017

Na tarde desta quarta-feira (01/11), por volta das 13:30, o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva e sua comitiva, esteviveram acompanhando o senador Elmano Ferrer e seus assessores em uma visita técnica à ‘Barragem do Estreito’, local utilizado atualmente para abastecimento de água do município.

Na ocasião, em que o senador estuda a viabilidade de um projeto para soluções definitivas quanto ao abastecimento de toda região, o prefeito Valdinar tratou de demandas emergenciais referentes à crise hídrica que afeta Padre Marcos.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, o gestor detalhou os problema enfrentados no município quanto ao abastecimento de água e a qualidade da mesma, devido, sobretudo, ao problema na subestação de tratamento onde foram investidos mais de 1 milhão de reais. A “ETA” foi inaugurada há pouco mais de 3 meses, porém, segundo o prefeito, no ato de inauguração houve um curto-circuito que queimou o sistema da subestação e prejudicou o tratamento de água que era esperado.

“A situação da água hoje, do abastecimento de água em Padre Marcos, é precária. A água não serve para beber, não serve para banhar, não serve para cozinhar e provavelmente, com este mau cheiro, do jeito que vai, não servirá nem para lavar roupa, apenas para lavar o chão. Então nós fizemos algumas reivindicações ao senador da república, Elmano Ferrer, na questão de ver algumas providencias no sentido de nós tratarmos esta água. Pois  se o sistema de tratamento de água tivesse positivo, funcionando 100%, nós estaríamos bebendo água da barragem do estreito”, detalhou.

Apesar de atingir níveis mínimos históricos, Valdinar afirma que a barragem do Estreito ainda consegue abastecer Padre Marcos por pelo menos um ano, dependendo somente do tratamento adequado da água, cuja solução está buscada pelo gestor junto aos órgãos responsáveis.

“Procuramos a Agespisa em Teresina, com o senhor diretor-presidente, e ele nos deu cinco meses para resolver o problema. Essa subestação da ETA é para sair água tratada no ponto de nós bebermos. Mas infelizmente houve esse curto-circuito. Nós procuramos também a Secretaria de Infraestrutura, que disse que o projeto foi feito no âmbito dos padrões normais e que o problema que causou o curto-circuito foi a baixa de energia. Então nós estamos aí com esse problema na Agespisa, Secretaria de Infraestrutura e Eletrobras, um jogando a culpa no outro, dando prazo de 5 meses. Enquanto nós, a população, permanecemos sem água de boa qualidade para resolver nosso anseios de consumo humano”, disse o prefeito.

Ainda junto ao senador, Valdinar tratou da perfuração de novos poços tubulares, objetivando o abastecimento também nas zonas rurais do município, que hoje depende essencialmente de carros-pipa.

“Também solicitamos poços tubulares, para localidades como por exemplo: ‘Curral Velho’, ‘Barra’, ‘Luzia’, ‘Alto Vistoso’, e ‘Morada Nova’, que dependem de carro pipa. Padre Marcos hoje, tanto na cidade quanto no interior, necessita de carros-pipa e diante da situação em que se encontra, é necessário ainda um aumento na oferta de carros-pipa. Por tanto a perfuração de poços é uma necessidade gritante mesmo”, explicou Valdinar.

As reivindicações junto ao senador já renderam um poço tubular para a localidade ‘Munduri’. O projeto, já encaminhado para licitação, prevê a perfuração do poço e equipamento do mesmo, garantindo todo sistema de abastecimento no local, beneficiando cerca de 40 famílias da região.

O prefeito já solicitou mais quatro poços tubulares ao senador, estando com uma audiência marcada para fevereiro de 2018, no gabinete de Elmano Ferrer, em Brasília, para tratar destas demandas de recursos hídricos.

Acompanhando a recepção ao senador, também estiveram presente os vereadores “Antônio Chiquinho”, “Irmão Adão” e José Bonifácio Dias, Iranildo Carvalho; e os secretários “Seu Erasmo” (Obras) e “Irmão Helton Carvalho” (Agricultura) Ex-prefeito Dr. Raimundo Vieira. Além dos prefeitos Márcio Alencar (Alegrete), Nonato Alencar (Francisco Macedo) e “Chico Pitu” (Marcolândia).

Confira as imagens:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.