Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

PADRE MARCOS | Prefeito Valdinar Silva anuncia grande pulverização no combate ao mosquito Aedes Aegypti neste final de semana

O gestor pede que toda população, nos dias da pulverização, mantenham suas portas e janelas abertas para que a fumaça, nociva apenas aos mosquitos e alguns insetos, possa entrar realmente nas casas e elimina-los.

em 26 de junho de 2019

Prefeito de Padre Marcos (PI), Valdinar Silva.                               

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, preocupado com a saúde da população local, sobretudo mediante a confirmação de alguns casos de dengue, iniciará nesta quinta-feira (27) mais uma ação de combate ao perigoso mosquito Aedes Aegypti, transmissor também de outras doenças como Zika e Chikungunya.

Além das constantes limpezas realizadas por toda cidade, bem como a frequente campanha de conscientização sobre os perigos do mosquito e a eliminação de seus focos, o prefeito, com recursos próprios do município, fará, no sábado (29) e domingo (30) uma grande pulverização com “carro fumacê” para eliminar os mosquitos existentes nas residências e arredores da cidade de Padre Marcos.

Objetivando o máximo de eficácia da ação, o prefeito providenciou um mapeamento para concentrar a pulverização nos locais de maior propensão do crescimento dos mosquitos e convocou os agentes de endemias e saúde para juntos, paralelo a pulverização, a partir desta quinta-feira (27), realizarem uma verdadeira buscativa aos focos do mosquito, pois a fumaça não elimina as largas.

Mosquito Aedes Aegypti (Credito: Reprodução)

O gestor, que já adquiriu os venenos apropriados bem como o óleo mineral, alugou o veículo e todo equipamento, pede para que toda população, nos dias da pulverização, mantenham suas portas e janelas abertas para que a fumaça, nociva apenas aos mosquitos e alguns insetos, possa entrar realmente nas casas e elimina-los.

“A nossa luta agora é contra o mosquito Aedes Aegypti. Vós vamos a captura dele. Nós já fizemos um mapeamento através dos nossos agente de endemias e saúde, a partir de amanhã nós começamos uma buscativa para diagnosticar os focos do mosquito e também para eliminar ele. Por tanto as ações serão intensificadas de quinta até segunda-feira para eliminarmos todos os focos nos 4 cantos de Padre Marcos”, explicou o prefeito.

Sabendo que o combate ao Aedes Aegypti depende fundamentalmente da população, o prefeito também fez um apelo para que os padremarcoenses tomem medidas que evitem a reprodução do mosquito, eliminando a água parada, mantendo a limpeza de vasos de plantas, o fechamento de cisternas e caixas d’água, bem como evitando o acumulo de lixos em terrenos baldios e a limpeza de suas propriedades.

“Peço que quem tiver seus terrenos baldios por favor mande limpar também. Os mosquitos saem das residências e vão se esconder nesses terrenos, nos matos, onde tem criação de animais também então, por favor, retirem seus lixos desses locais e descartem de forma adequada. Quem tiver água parada em tampinhas, cisternas, pneus, tampas, por favor, eliminem também. É uma questão de saúde pública, a sua e do seu vizinho que está perto de você. Não vamos jogar lixo nas ruas, não vamos jogar lixo nas imediações da entrada da cidade. O controle da dengue tem que ser diariamente, tem que ser cotidiano. O problema é público, mas também é social, pois só o poder público não é capaz de resolver o problema se a comunidade não ajudar e tomar, dentro de suas casas, as medidas adequadas”, finalizou o prefeito, reforçando o perigo das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti que, em muitos casos, podem levar a morte.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.