Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Padre Marcos| Com apresentações, escolas municipais participam do projeto ‘cultura afro-brasileira nas escolas’

em 04 de dezembro de 2018

Nesta segunda-feira (03) na Quadra Poliesportiva Antônio Vito, localizado no município de Padre Marcos-PI, deu início a cerimônia de apresentação do projeto Cultura afro-brasileira nas escolas. Na ocasião, participaram todas as escolas municipais de Padre Marcos, que realizaram danças, apresentações culturais, números e trouxeram comidas típicas da região.

As seguintes escolas participaram e realizaram grandes apresentações durante o decorrer do projeto: a Creche e Pré-escolar Tia Guida, a Unidade Escolar José de Moura Leal, as Unidades Escolares da zona rural, José Jubelino de Macedo e Luis Lino da Silva, a Unidade Escolar José Jubelino de Macedo e a Unidade Escolar Cândida Macedo.

O projeto visou principalmente o respeito pelas diferenças  e a valorização da história africana. Assim sendo, ao elaborar o projeto, foram pensadas atividades que possibilitassem aproximar os alunos da riqueza cultural afro-brasileira, aprofundando os estudos das fortes raízes culturais africanas.

No referido mês de novembro, as escolas, dentro de suas propostas de ensino, abordaram diversos temas sobre a historia e a cultura afro, trazendo nesse bojo principalmente a questão da identidade, do respeito à diversidade e da auto aceitação.

Dentre as apresentações, ocorreram a dos alunos do berçario e Maternal I da Creche e Pré-escolar Tia Guida, que apresentaram uma musica de origem africana.  Ainda na ocasião do projeto, ocorreu um desfile de alunos para mostrar e representar a beleza negra, com alunas das Unidades Escolares: Creche e Pré-escolar Tia Guida, José de Moura Leal, Luis Lino da Silva, José Jubelino de Macedo, Davi Severiano de Carvalho, e Cândida Macedo.

A primeira escola a se apresentar, a Creche e Pré-escolar Tia Guida, realizou a apresentação da musica “Ninguém é igual”. Já a segunda escola a se apresentar, a Unidade Escolar José de Moura Leal, trouxe a apresentação com o tema “O resgate da Identidade Negra”.

Dando continuidade, a Unidade Escolar José Jubelino de Macedo expôs o trabalho de pintura realizado pelos alunos, retratando a originalidade da cultura e da arte africana. Já a Unidade Escolar Luiz Lino da Silva, com os alunos da comunidade Barra, representaram a dança “Pérola Negra”, musica e dança de origem africana.

Já os alunos da Unidade Escolar Davi Severiano de Carvalho apresentaram um jornal com informações sobre a cultura afro, seguido de uma coreografia africana. E a Unidade Escolar Cândida Macedo apresentou uma das danças mais conhecidas no Brasil, a Capoeira, que foi representada pelos alunos da referida escola.

O objetivo do projeto era de desconstruir visões negativas sobre os africanos e afro-brasileiros, mostrando a importância deles na construção da sociedade contemporânea. Para tal, se fez de fundamental importância falar do protagonismo desses grupos em diversos momentos da história, representado como seres humanos que tinham laços familiares profundos e culturais, possuindo uma trajetória própria na história.

De acordo com a lei 10639/03 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, decidiu-se por incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Africana”.

A lei foi sancionada devido as lutas dos movimentos sociais, em especial o Movimento Negro. No parágrafo primeiro, o texto da lei cita que o conteúdo programático incluirá a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e formação da sociedade nacional “resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil”.

Em seu discurso, o Prefeito Municipal Valdinar Silva falou sobre a importância do projeto, destacando ainda seus parabéns a todos que compõe a educação municipal.

“Então nós estamos aqui com esse projeto da cultura afro-brasileira trabalhado no mês de novembro e encerrando aqui hoje com essas belíssimas apresentações no nosso ginásio poliesportivo. Queremos agradecer a todos por esses belíssimos trabalhos aqui apresentados, é uma cultura muito importante para o Brasil a qual exercemos a nossa democracia, e uma democracia justa e igualitária para todos, buscando o bem comum para todos. Essa apresentação aqui hoje nos engradece pela participação, pelo acolhimento, e pelas belíssimas apresentações dos nosso jovens aqui, isso mostra que a educação de Padre Marcos está de parabéns, que o município está de parabéns, mas quem está mais de parabéns aqui hoje são todos os professores, diretores, coordenadores que fazem desse município cada dia uma cidade melhor para esses alunos que estudam aqui nas nossas escolas”, disse o Prefeito.

Em seu discurso, o Secretário de Educação, Eraldo Gomes, destacou a relevância de eventos que falem sobre a importância histórica e cultural dos afro-brasileiros e africanos. “Isso sensibiliza e conscientiza os nossos alunos e todos aqueles envolvidos no nosso projeto, sobre a importância que a cultura africana teve ao longo dos tempos. Com o projeto vimos também a oportunidade de revelar as grandes contribuições culturais. Abolir totalmente o preconceito e o racismo não acontecerá apenas com o projeto, mas serve para esclarecer e amenizar os preconceitos, fazendo com que nossas crianças e adolescentes se tornem conscientes para uma nação mais justa, igualitária e com respeito”, disse o Secretário.

A Supervisora de Ensino, Maria Luzimar, relatou sobre de onde partiu a ideia do projeto, e sobre como foi importante a realização do mesmo. “Este projeto ele foi proposto pela Secretaria Municipal de Educação. Desde já queríamos agradecer imensamente a todas as escolas por terem aceito esse desafio com muita dedicação e compromisso. O ensino da história e da cultura afro-brasileira ocupa um espaço respeitado na nossa história, isso também se deve a luta de movimentos negros que vem defendendo a inclusão de temas atuais ao reconhecimento da população negra como pessoas fundamentais para a formação do Brasil”, disse a supervisora.

Estiveram presentes, o Prefeito Municipal Valdinar Silva; o Secretário de Educação, Eraldo Gomes; A supervisora de ensino, Maria Luzimar; A Diretora e a coordenadora da Creche e Pré-escolar Tia Guida, Edjenane Macedo e Perpétua Socorro; A Diretora e a coordenadora da Unidade Escolar José de Moura Leal, Maria das Graças de Carvalho e Ronimaura Dias; A Coordenadora da Educação Infantil da zona rural, Rosilene Dias e a coordenadora do ensino fundamental da zona rural, Sara Peres; a Diretora da Unidade Escolar José Jubelino de Macedo, Socorro Moura; O Diretor da Unidade Escolar Luis Lino da Silva, José Alailson; Os diretores da Unidade Escolar Davi Severiano, Domingos Alfredo, Luzilene Silva; a coordenadora pedagógica Ana Claudia Alves; a Diretora e a coordenadora da Unidade Escolar Cândida Macedo, Lucilene Carvalho e Raiana Macedo; a Diretora do Programa Novo Mais Educação, Edilma Macedo, e o coordenador da Educação de Jovens e Adultos, Gerlanildo Moura.

Confira as imagens:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.