Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Em Padre Marcos, NUCA realiza atividades educativas para crianças e adolescentes do município

em 06 de agosto de 2018

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) vem realizando, desde que foi implantado no município de Padre Marcos-PI, em janeiro de 2018 como sendo uma exigência do selo Unicef para a edição 2017-2020, diversas atividades no município.

O NUCA do município inicialmente contava com 16 adolescentes, sendo 8 meninas e 8 meninos e hoje já conta com a participação de 26 adolescentes, de 4 escolas de Padre Marcos, e tendo como mobilizadora dos mesmos a Psicóloga, Dra. Thuanny Mikaela.

De acordo com a metodologia do Selo Unicef, foi elaborado um guia do mobilizador de adolescentes e jovens. Diante dos desafios estabelecidos pelo guia, os adolescentes já concretizaram no primeiro semestre atividades dos desafios 5 e 6, além de participarem de atividades educativas para crianças e adolescentes do município.

Logo após a criação do NUCA, e antes de se iniciar o ano letivo no município, foi desenvolvido uma roda de conversa com os adolescentes sobre a importância da criança e do adolescente está devidamente matriculado na escola, bem como frequentar a escola e a mesma garantir a aprendizagem dos alunos.

Após o momento, foi planejado ações para a campanha “Fora Da Escola Não Pode”, onde os adolescentes fizeram um mapeamento de todas as instituições de ensino do município. Logo em seguida, os participantes se dirigiram as escolas e fizeram rodas de conversas com as equipes pedagógicas das escolas, para entender as estratégias que as mesmas utilizavam para permanências dos alunos na escola, tanto crianças como adolescentes.

Na oportunidade, foi dialogado sobre os desafios enfrentados pela escola. Em seguida, os adolescentes fizeram uma campanha para incentivar os pais e responsáveis a matricular os filhos na escola, sendo utilizados vinhetas gravadas pelos adolescentes. Após o início das aulas, os adolescentes vêm fazendo o monitoramento da permanência dos alunos na escola e do processo de ensino e aprendizagem.

Ainda no primeiro semestre, os adolescentes participaram de atividades do desafio 8, onde estiveram em uma oficina sobre as leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2018 e uma palestra sobre a identidade negra. Os adolescentes também concretizaram as atividades do Desafio 5, “Promover A Educação Para Cidadania Democrática, Partiu Mudar”. A mobilizadora desenvolveu atividades lúdicas e educativas, como através da exibição de filmes, vídeos, materiais de campanhas, jovem eleitor, eleitor do futuro, mulher na política, entre outros materiais. Após o momento, foi elaborado um plano de ação para o desafio.

Para finalizar o primeiro semestre, os adolescentes do NUCA se uniram com o Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e adolescentes e desenvolveram a Campanha ” Padre Marcos Faz Bonito – Protege As Crianças E Os Adolescentes” , onde os adolescentes foram as escolas fazerem atividades educativas. A campanha encerrou com o dia D sobre a prevenção e combate contra o abuso e exploração sexual de Crianças e adolescentes, um momento onde ocorreu interação e integração entre as crianças, adolescentes, famílias e sociedade em geral, havendo diversas apresentações culturais de reflexão a proteção de crianças e adolescentes.

Já na última sexta-feira (03) aconteceu um encontro para celebrar a passagem do aniversário de todos os adolescentes que completaram ano no primeiro semestre. Neste encontro do NUCA, a mobilizadora preparou um momento com dinâmicas de grupos, músicas, e planejamento para as ações dos desafios 1 e 2. Neste encontro, estiveram presentes todos os adolescentes.

A Mobilizadora do NUCA e Psicóloga, Dra. Thuanny Mikaella, relatou a felicidade da aceitação dos adolescentes, destacando o empenho para melhorar a vida dos mesmos. “Estamos a cada dia mais animados e felizes com a adesão e aceitação dos adolescentes em participar das atividades, a cada dia nós empenhando para que esses adolescentes possam ter suas vidas transformadas e possam impactar a vida de outros adolescentes, crianças e famílias”, disse.

O Prefeito Municipal de Padre Marcos, Valdinar Silva, enfatizou a importância das crianças e adolescentes do município, destacando o empenho da gestão para com o NUCA e demais projetos. “As nossas crianças e adolescentes são responsáveis pelo nosso futuro, pois serão os adultos de amanhã e o nosso futuro está nas mãos deles, então precisamos tratá-los com amor, carinho, dedicação e muito incentivo. Estamos nos empenhando a cada dia para garantimos políticas públicas com eficiência e eficácia para esse público, aderimos ao selo Unicef logo no início da nossa gestão com o objetivo de nos planejar e sistematizar as ações, serviços e projetos para nossas crianças e adolescentes. Já regularizados o Fundo Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente, já elaboramos o Plano Municipal pela Primeira Infância, já sancionamos a lei que regulamenta a semana do bebê. Estamos priorizando as crianças e os adolescentes na área da saúde, educação, cultura e assistência social, então estamos sempre apoiando O NUCA, que vem desenvolvendo um belíssimo trabalho e sempre estaremos a disposição para apoiar, porque acreditamos no potencial dessas crianças e adolescentes do nosso município”, finalizou.

Sobre os Desafios

O Selo UNICEF propõe um conjunto de oito desafios temáticos para promover uma agenda contínua de participação dos adolescentes, são eles:

Desafio 1: Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo.

Desafio 2: Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade.

Desafio 3: Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar  aprendizagem no emprego com permanência na escola.

Desafio 4: Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet.

Desafio 5 : Promover a educação para a cidadania democrática #PartiuMudar.

Desafio 6: Promover a inclusão escolar e a troca de saberes, “Fora da Escola Não Pode”.

Desafio 7: Promover o direito à Saúde sexual e reprodutiva.

Desafio 8 : Promover práticas de enfrentamento ao racismo.

 

Veja fotos:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.