Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Em Padre Marcos, município sedia VI encontro da AMVI; Reunião tratou de pautas importantes para o municipalismo

em 01 de dezembro de 2018

O VI encontro regional de Prefeitos promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) foi realizado na tarde desta sexta-feira (30) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores do município de Padre Marcos-PI. O evento teve como objetivo discutir as demandas atuais dos municípios que integram a associação, onde reuniu diversos prefeitos que compõe a AMVI, como também demais autoridades de toda a região.

A reunião debateu temas como o novo tratamento e manejo de resíduos sólidos, com o Diretor Comercial da Retter, Ricardo August, sobre o projeto e adequação dos municípios, da parceria do IFPI e municípios do Vale do Itaim, com o Professor e Diretor Geral do IFPI Campus de Paulistana, Francisco Washington. Foram discutidos também outros temas como a nova gestão da Eletrobras e repasses da Cosip, sobre proete e coofinanciamento do Governo do Estado, e o debate  sobre a eleição da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O intuito da Associação dos Municípios do Vale do Itaim, como também do encontro realizado nesta sexta-feira, é de fortalecer e organizar as políticas públicas dos municípios através de uma boa gestão e com transparência publica, fazendo com que os municípios cresçam e se desenvolvam, com a busca de que os recursos cheguem cada vez mais as cidades piauienses.

Dentre os prefeitos presentes no VI encontro regional de Prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Itaim, estavam: o Prefeito de Marcolândia, Chico Pitu; o Prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito; o Prefeito de Simões, Zé Wlisses; o Prefeito de Santo Inácio do Piauí, Tairo Mesquita; o Prefeito de Massapê do Piauí, Chico Carvalho; o Prefeito de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto; o Prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlanio Rodrigues; Prefeito de Patos do Piauí, Agenilson; Prefeito de Campinas do Piauí, Valdinei Carvalho; Prefeito de Acauã, Reginaldo Raimundo; Prefeito de Jaicós, Neném de Edite; Prefeito de Belém do Piauí, Admar Aluísio de Carvalho; Prefeito de Francisco Macedo, Raimundo Nonato; Prefeito de Campo Grande do Piauí, João Batista; Prefeito de Conceição do Canindé, Alcimiro Pinheiro; Prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney; e o Prefeito de Lago do Barro do Piauí, Gilson Nunes.

A mesa de honra do VI encontro de Prefeitos da AMVI foi composta pelo Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim, o Prefeito de Caridade do Piauí, Toninho; o Prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva; o vice-presidente da APPM e Prefeito de Aguá Branca, Jonas Moura; o Deputado Estadual pelo estado do Pernambuco, da cidade de Ouricuri, Antônio Fernando; a Presidente da Câmara de vereadores de Padre Marcos, Emanuela Conrado; Doutor Joaquim Milhomem, da Equatorial Cepisa; O Diretor Geral do IFPI, Professor Francisco Washington; Assessor Técnico e engenheiro químico, Welington Brito; o ex-presidente da APPM e ex-prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal; o vice-prefeito de Padre Marcos, Valdo Benedito. Os seguintes vereadores do município de Padre Marcos estiveram presentes: Antônio Chiquinho, Iranildo Carvalho, Williams Macêdo, José Bonifácio, Antônio Neto, e Manuel Francisco de Carvalho. Também esteve presente o Diretor da CIRETRAN de Padre Marcos, Antônio Lisboa; e o ex-prefeito de Ouricuri-PE, Cesar de Freitas.

Em seu discurso, o Prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, agradeceu a presença de todas as autoridades que estiveram no VI encontro de Prefeitos. “Quero agradecer a presença de todos vocês, no qual essa tarde os recebendo de braços abertos, são pessoas integras, prefeitos que fazem com que o seu município cresça, se desenvolva com transparência e com gestão organizacional, o qual eu conheço aqui todos que estão conosco nesta manhã e posso afirmar isso”, disse.

O Prefeito falou ainda falou sobre as parcelas do Fundo de Participação dos Municípios que continua com os mesmos valores com o passar dos anos, mesmo com o aumento de mais obrigações durante todos os anos. “ A parcela hoje do dia 30 de novembro foi em torno de R$ 100 mil reais, essa parcela do dia 30 de novembro de 2018, ai você pega a parcela do dia 30 de novembro de 2018 lá de 2012, os valores são os mesmos de hoje, os impostos todo dia sobem , mas essa carga tributária hoje que está no Brasil não está chegando nos municípios, esta centralizando, é dinheiro demais na União e pouco nos estados, e pouco nos municípios, você só faz uma boa gestão se tiver recurso, bote recurso para os municípios e bote fiscalização, que as coisas acontecem, os municípios crescem, a população cresce e todo mundo cresce junto”, finalizou o Prefeito.

Em entrevista, o Presidente da AMVI e Prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, falou sobre uma das pautas do encontro da AMVI, o novo tratamento e manejo de resíduos sólidos. “A gente sabe que a pouco tempo foi liberado recurso para construção de aterros sanitários de vários municípios que vem enfrentando vários problemas de saneamento básico, e nós temos que cumprir metas,  também temos que cumprir a questão do plano de resíduos sólidos, então esse plano temos prazo para apresenta-lo. Então hoje estamos apresentando aqui uma equipe que vem de Minas Gerais, com os técnicos do Pernambuco aqui, que já estão trazendo para gente uma coisa nova, um novo manejo de resíduo solido, ou seja, esse manejo a pouco tempo chegou para gente, uma nova maneira de lidar com os resíduos sólidos, uma coisa mais moderna, então a AMVI já está saindo aqui na frente com esse encontro, já com esse novo entendimento de que o manejo tem que ser tratado diferente, que o aterro sanitário já não é mais uma maneira correta, que há uma maneira mais eficiente”, disse o Presidente da AMVI.

Ainda em sua palavra, o Presidente da AMVI destacou sobre o debate quanto a nova gestão da Eletrobrás, como também sobre a Cosip e a relação da AMVI com o IFPI.

“Tratamos também sobre a nova administração da Eletrobrás que hoje é Cepisa equatorial, todos os municípios estão com problemas, como a relação do programa Luz Para Todos, como vai ficar agora, já que é uma empresa privatizada, e também com a questão da Cosip, e essa questão administrativa entre municípios e empresa privada, porque há muitas falhas, há muitos questionamentos da nossa população, muitos questionamentos para serem tratados aqui em relação a isso, então é uma forma de a gente debater isso, trouxemos o diretor executivo que está aqui presente, então é um ponto muito positivo. Tratamos também a pauta com o Diretor Geral do IFPI aqui de Paulistana, aonde os municípios estão fazendo um termo de cooperação para a gente poder dar uma eficiência para o nosso jovem ir fazer um curso técnico ou fazer um curso superior, para que essas pessoas que estão se formando possam voltar ao nosso município qualificadas e que possam dar um serviço de qualidade a nossa população”, completou o Prefeito.

Em relação a eleição da APPM, o Presidente da AMVI, Toninho, relatou que há a necessidade de se manter uma parceria, independente de quem seja o Presidente. “Hoje a AMVI vai se posicionar, a gente tinha três, quatro candidatos, hoje só temos dois, um faz parte da nossa associação que é o Tairo, e tem o Prefeito Jonas de Água Branca, a gente está fazendo um encontro hoje aqui para debater a importância da AMVI dentro do contexto da APPM. Na ultima eleição eu era pré-candidato, fiz um acordo na época para gente participar, a AMVI hoje tem praticamente cinco representantes dentro do conselho da APPM, e eu sou Secretário Geral até agora em Dezembro, tem outros colegas que fazem parte da direção e do conselho geral, então a AMVI quer participar da eleição, quer participar de uma forma dentro da diretoria, mantendo-se os cargos que já existem e debatendo com o novo presidente para que a gente possa entrar em consenso, e que haja  sempre uma união”, afirmou Toninho.

Em sua palavra final, o Presidente procurou destacar os pontos positivos que a AMVI já conseguiu em prol do municipalismo. “Com relação a AMVI, a gente teve essa iniciativa por no primeiro mês de mandato termos ido até Brasília, e teve toda essa questão de termos dificuldade de trazer alguém que possa nós ajudar a resolver os problemas do município, então fomos orientados a unificar aqui o Vale do Itaim, que a gente fizesse um desenvolvimento regional, e hoje já temos várias ações, trouxemos na primeira reunião uma pessoa do FNDE, que veio aqui, andou todos os municípios da AMVI, tirou as pendencias, orientou, fizemos de uma forma que viesse a liberar recurso para os municípios, posteriormente participamos de outra reunião com o Senador Ciro Nogueira,  com a vice-governadora Margarete, onde foi uma reunião muito boa, aonde os municípios da AMVI foram contemplados com os caminhões compactadores de lixo, justamente por essa questão de saneamento, e na ultima reunião foi tratado também a questão  da recuperação do FPM, então a AMVI vem se destacando com ações que vão diretamente trazer melhorias e recursos para o nosso município”, finalizou o Prefeito.

Em sua palavra, o Deputado Estadual Georgiano Neto destacou sobre a felicidade de estar presente em mais um encontro da AMVI, destacando sua participação efetiva na busca por melhorias para os municípios do Vale do Rio Itaim. “Uma satisfação muito grande ter recebido o convite para poder participar de mais um encontro da AMVI, eu que tive a oportunidade de participar da sua criação, em um evento que nós fizemos no ano passado em Caridade, uma associação que a cada dia que passa cresce, cresce pela sua organização, pela sua união e pelo comprometimento dos líderes que fazem parte do grupo, importante em um momento de dificuldades como esse que a gente vive no nosso país, momento de queda de receita, aumento das obrigações, como o Valdinar muito bem falou, do repasse do FPM de hoje que é o mesmo de anos anteriores, só que aumenta as obrigações e a receita não aumenta, então hoje fazer gestão pública é eleger prioridades, então nós estamos aqui legitimados, e agora mais que nunca  a gente vai bater na mesa e defender os municípios do Vale do Rio Itaim perante o Governo do Estado”, disse o Deputado.

O vice-presidente da APPM e Prefeito de Água Branca, Jonas Moura (PSD), falou sobre a importância de reuniões como a dessa sexta-feira da AMVI. “Com certeza nós vamos achando as soluções, quando a gente se junta e troca essas ideias, eu acho que esse é o momento que enriquece, nessa integração, aonde a gente vai vendo os problemas e passando dicas para o outro, para que a gente se fortaleça”, afirmou o vice-presidente da APPM.

O Diretor do IFPI Campos de Paulistana, Professor Francisco Washington, falou sobre a parceria com a AMVI. “A oportunidade que a gente tem aqui é de proporcionar, através de uma parceria organizada, sistemática, programada, oportunizar cursos profissionalizantes, desde o agricultor familiar as minerações de base familiar, a formação básica em gestão de empreendimentos, até a formação de uma pós-graduação, mestrado, doutorado. Então agradeço muito o convite, e a AMVI está de parabéns pela iniciativa”, disse o Diretor.

A reunião ainda contou com a presença de autoridades como: o Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Piauí, Vereador Raimundo Neto; o Vice-prefeito de Caridade do Piauí, Nalvin; o Secretário de Agricultura de Caridade do Piauí, Jaciel; e o Vereador Chico Neto de Caridade.

Confira as imagens:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.