Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros
Rede Brasil

Em Guadalupe, produção de uva, banana, e soja alavancam economia e fazem do Piauí uma nova fronteira agrícola do país

em 09 de agosto de 2018

O município de Guadalupe-PI está se preparando para comemorar 89 anos de emancipação política no próximo dia 25 de agosto, cidade que, em sua história, foi projetado em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, e hoje vive bons momentos, isso tudo por conta dos chamados platôs de Guadalupe.

Por ficar em uma área geograficamente bem plana e onde fica os afluentes dos Rios Parnaíba e  Uruçuí, o município abriga a Hidrelétrica da Barragem de Boa Esperança, que gera energia e que ao mesmo tempo, com o lago gigantesco que foi criado, forma o segundo maior reservatório d’água do Nordeste, trazendo para a cidade os projetos dos platôs, iniciado em 1987 e inaugurado em 1990.

Ao todo, os projetos dos platôs de Guadalupe chegam a 14.00 mil hectares, onde 1200 está em atividade divididos em lotes de grande e pequeno porte, onde hoje o município tem sua economia voltada para a fruticultura e para o agronegócio, que aos poucos está se instalado no município para a produção de sementes básicas.

A equipe do Portal Piauí em Foco se encontra na cidade de Guadalupe-PI produzindo um documentário sobre as potencialidades citadas do município, como também as ações da gestão da Prefeita Neidinha Lima (PSD).

A Fruticultura

O município se destaca pelo grande potencial que possui no plantio de banana, Plantio esse que chega hoje a 1200 hectares, que são plantadas e irrigadas através de voos mecânicos com a água vinda diretamente da barragem de boa esperança.

Guadalupe produz ainda a banana, sendo o ano inteiro. A safra da mesma é exportada para as capitais do Norte e Nordeste do Brasil, como a cidade de São Luís no Maranhão e Belém no estado Pará. Junto com a produção de banana, o município ainda conta com o plantio de Goiaba, que também e exportada para fora do município.

A principal novidade no município de Guadalupe-PI tem sido o plantio da Uva. Segundo o Engenheiro Agrônomo do município, Hugo, a Uva em Guadalupe se adaptou muito bem ao clima. O local ainda tem uma garantia hídrica que faz com que a uva produzida no município seja melhor do que a uva produzida em outros locais do Brasil.

Agronegócio

Guadalupe recebeu recentemente a empresa Progresso, que se instalou no município e é uma das pioneiras no plantio de Soja para a produção de sementes básicas. Segundo o Engenheiro Agrônomo Hugo, essa iniciativa é uma iniciativa pioneira, aonde o idealizador da Fazenda Progresso conseguiu desenvolver no serrado piauiense a semente básica de soja, já que por conta da alta temperatura no estado do Piauí há uma dificuldade na adaptação, mas a semente produzida consegue se adaptar, como também em qualquer outro plantio nas regiões do Brasil. A fazenda progresso atualmente tem 200 hectares do plantio de soja para a produção.

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.