Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Após quase seis anos de seca, Barragem de Piaus está com apenas 5% de sua capacidade, o reservatório abastece seis cidades na região de São Julião

O Portal Piauí Em Foco visitou mais um grande reservatório que está sendo atingido pelos efeitos da seca no semiárido. Desta vez fomos até a Barragem de Piauí, que fica no município de São Julião distante 17km da sede.

em 24 de janeiro de 2017

O Portal Piauí Em Foco visitou mais um grande reservatório que está sendo atingido pelos efeitos da seca no semiárido. Desta vez fomos até a Barragem de Piauí, que  fica no município de São Julião distante 17km da sede.  A  Barragem também pega o município de PIO IX, após quase seis anos de seca, um dos maiores reservatórios de água do Piauí. Está quase secando, e ameaça o abastecimento de água de seis cidades da região. Através de fotos aéreas, podemos ver o quanto o reservatório está secando, e a ameaça do abastecimento de água ser suspensos nas cidades é real.

A Barragem tem capacidade para acumular 106,7 milhões de metros cúbicos de água, o reservatório era para garantir o abastecimento de água, através de uma adutora, que até o momento, está sendo levada água  para mais de 40 mil pessoas em cidades como São Julião, Fronteiras, Vila Nova, Alagoinha, PIO IX, e Campo Grande do Piauí. É também utilizada em projetos de piscicultura, fruticultura e no desenvolvimento de turismo na área.

Antônio Djalma Policarpo: diretor do Departamento de Obras contra a Seca (DNOCS).

 Construída no encontro dos rios Grande e dos Porcos, a barragem está hoje em seu nível mínimo, com 5 milhões de metros cúbicos de água. A informação foi repassada pelo diretor do Departamento de Obras contra a Seca (DNOCS) no Piauí, Antônio Djalma Policarpo, ele falou que a situação da barragem é crítica e preocupante: “É um dos maiores reservatórios de água do nosso estado, e está com apenas 5% de sua capacidade. Temos uma situação muito preocupante também em PIO IX e Fronteiras onde os açudes de Barreiras e Cajazeiras já estão quase secando, mas nós já estamos com um projeto de um milhão de reais para fazer melhorias no reservatório de Barreiras, e também um projeto de R$400 mil, em melhorias no reservatório de Cajazeiras. Esperamos acumular mais água em nossos reservatórios”, finalizou.

Veja as imagens aéreas da Barragem de Piaus

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.