Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Ao povo: a sede. Cidade sem fornecimento d´água vive de desperdiçar o precioso líquido no Piauí

Em Queimada Nova só há uma caixa d´água para abastecer os moradores. Água é desperdiçada e população padece sem o precioso líquido.

em 26 de novembro de 2015

Texto, fotos e vídeos: Orlando Berti*, enviado a Queimada Nova

No Piauí poucos municípios ainda não tem suas zonas urbanas com fornecimento de água através de encanamentos. Um desses poucos é Queimada Nova (a 545 quilômetros de Teresina, em plena divisa do Piauí com os estados de Pernambuco e Bahia, bem no meio do Sertão Nordestino). Se não bastasse esse problema, a única caixa d´água da zona urbana da cidade tem desperdiçado o líquido. Boa parte do município depende de carros pipa para ter água. Enquanto há desperdício parte da população padece sem o precioso líquido.

Vai e vem com balde. Queimada Nova, no Sertão do Piauí, não tem água encanada, só água desperdiçada

A reportagem de O Olho flagrou na semana passada, em pleno meio de uma tarde em que fazia 43,5 graus de temperatura, a única caixa d´água da cidade de Queimada Nova despejando líquido. Esse é o único reservatório da zona urbana do município, que tem, aproximadamente, 8.800 habitantes em toda sua extensão territorial.

Essa caixa d´água fica no cruzamento das ruas Feliciano Filho e José Severino Justiniano, no bairro Bela Vista. Uma região sem calçamento, com muita poeira e quase sem nenhuma árvore. Essa caixa é a única da cidade. Ela recebe a água bombeada através de uma adutora de seis quilômetros da comunidade Brejo. Essa é a única forma da população ter água gratuita. A caixa abastece cinco chafarizes espalhados pela cidade. Eles são ligados diariamente das 5h às 8h e das 16h às 18h.

Moradores pegam para uso em atividades domésticas. Maior parte só serve para agoar mato

O controle dos horários em que a população tem água é justamente para evitar o desperdício, o que termina sendo um paradoxo por conta do derramamento d´água da caixa.

Por mais de meia hora em que a reportagem passou no local viu a caixa d´água derramar o equivalente a cinco carros pipa. Muitos vizinhos aproveitaram o desperdício acumulado na base da caixa d´água para pegar alguns baldes. A água já estava suja. Segundo os moradores era para lavar utensílios domésticos.

Mas quase a totalidade do líquido, enquanto era desperdiçado em pleno Sertão, serviu apenas para irrigar o mato na região. Diga-se: um dos lugares mais verdes da cidade, provando que o desperdício parece ser uma constante. Entremeio à região há vários carros pipa, responsáveis pelo abastecimento da maioria das casas.

PROMESSA DO FIM DO DESPERDÍCIO

A chefe de gabinete da prefeitura de Queimada Nova, Saúde Alves Amorim, designada para falar sobre o caso, ficou surpresa com o desperdício. Ela reconhece que a cidade padece por problemas de falta de água e que há um controle de abertura de chafarizes justamente para evitar que a população lave carros, motos ou desperdice o líquido de outra maneira.

Promessa é que a única caixa d´água da cidade não derrame mais água e não deixe a população com sede

Saúde Amorim destacou que o problema pode ter ocorrido por falta de comunicação entre o responsável por ligar a bomba (na zona rural da cidade) ao funcionário que controla os chafarizes (informando que a caixa está cheia). Mas destaca se a população avisar à Prefeitura, é mandado desligar imediatamente. “A gente liga e a caixa é desligada”, enfatizou.

A principal promessa da gestora municipal é evitar que o problema seja repetido. Ela admitiu o quanto é complicado o desperdício de água na cidade e região.

Toda a região de Queimada Nova, no Sertão Central do Piauí, continua dependendo de carros-pipa

Enquanto isso, Queimada Nova queima em calor e sede. Nenhum sinal do início do sonhado abastecimento d´água nas casas e com água de qualidade, sem lata d´água na cabeça.

* Jornalista e professor universitário. Atua em O Olho via Projeto de Pesquisa de Etnografia das Redações tentando entender o modo de fazer jornalismo no Piauí.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.