Banner topo – Armazém do povo BAnner Governo do Estado Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

ALEGRETE | Assistência Social e Conselho Tutelar iniciam campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

As palestras nas escolas municipais são ações alusivas ao '18 de maio', ‘Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.

em 15 de maio de 2017

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Alegrete do Piauí, junto ao Conselho Tutelar local, com apoio da Educação, iniciaram nesta segunda-feira (15) suas ações alusivas ao dia 18 de maio – ‘Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.

As atividades começaram com palestras explicativas nas Unidades Escolares Municipais ‘Maria Juceneuda Maia’, ‘João Jacob de Araújo’ e ‘Tertuliano Sanches Leal’, na presença da secretária de Educação, Valdenia Silva e demais servidores. Ministradas em linguagem apropriada pelo conselheiro Anderson Ramos e Maria Alba, e pela psicóloga do CRAS, Vanessa Macedo, o objetivo foi levar até os alunos as definições sobre tais explorações e a clareza da proibição de tais comportamentos; além de indicar procedimentos adequados entre as crianças e suas famílias, como manter os pais sempre informados sobre todo e qualquer acontecimento da vida dos mesmos.

Na ocasião, os presentes puderam entender ainda o caso da menina ‘Araceli’, assassinada em Vitória – ES, de maneira brutal, tendo seu corpo desfigurado e com marcas de tortura e abuso sexual. A criança, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta da cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune. A data da morte da menina, 18 de meio de 1973, tornou-se então o ‘Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.

Conselheiro Anderson Ramos (‘Peu’)

Em entrevista ao Piauí em Foco, o conselheiro e pedagogo Anderson Ramos (‘Peu’) relatou a necessidade da realização de ações em torno do referido tema. “O trabalho contra este tipo de violência é de grande importância na nossa comunidade, não só no dia 18 de maio, mas no decorrer do ano inteiro, pois temos hoje jovens a margem da sociedade, sem concepção formada sobre as características e práticas desta violência, tanto na sociedade como dentro das casas junto aos familiares. Nossos esforços enquanto ‘Conselho’ são por tanto de repassar o conhecimento em torno do assunto bem como informar sobre o que rege a lei diante destes fatos. São ações preventivas para que esta violência não venha acontecer nas famílias alegretenses, de modo a proporcionar uma sociedade mais digna, justa e com os direitos das nossas crianças preservados”, detalhou o conselheiro.

As palestras seguem nesta terça-feira (16) e cobrirão todas as escolas municipais do ensino fundamental I e II, além do ensino médio, tanto na sede como na zona rural (‘Malhada Alta’ e ‘Pocinhos’).

O dia ‘D’ em Alegrete será realizado de maneira diferenciada, com apresentação teatral sobre o tema no dia 18 de meio, às 15h no ‘Espaço Cultural’. O evento, bem como as palestras, estão sob a organização de todo Conselho (Anderson Ramos, Maria Alba Régia, Justina Pereira, Josiel Alves, Pedro Rodrigues e Rafaela), além da secretária Municipal de Assistência Social, Adrícia Sousa e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Elayne Ribeiro, que convidam a população para participar da culminância do projeto edição 2017 nesta próxima quinta-feira (18).

1 Comentário

Os comentários estão encerrados para esta matéria.