Banner Topo -Virtex Telecom Banner Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Em Padre Marcos, Prefeitura Realiza Abertura da campanha de prevenção ao suicídio alusivo ao Setembro amarelo com Palestras!

em 14 de setembro de 2021

Na noite do dia 13/09 as 19:00 horas no plenário da Câmara municipal de vereadores de Padre Marcos-PI, a gestão deu início a campanha de prevenção do suicídio do setembro amarelo, as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação deram as mão para trabalhar esse tema tão importante;  a coordenadora de Saúde e enfermeira Janaína Alencar esteve a frente conduzindo os trabalhos, inicialmente com uma apresentação da Adolescente Maria Júlia tocando e cantando uma canção Gospel.

O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicadas na quinta-feira (17) de Junho de 2021 no relatório “Suicide worldwide in 2019”. Todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio: uma em cada 100 mortes, o que levou a OMS a produzir novas orientações para ajudar os países a melhorarem a prevenção do suicídio e atendimento. No município de Padre Marcos esse trabalho de prevenção vem sendo feito através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com profissionais como Psicólogos, Assistentes Sociais e médicos.

Estiveram presente: Valdinar Silva prefeito e Edilene Silva primeira Dama, os vereadores; Iranildo Francisco vice presidente da Câmara, Bonifácio Dias primeiro secretário, Manoel Francisco (Neli) e Antônio Chiquinho. Os secretários; Maria Lúcia da Saúde, Eraldo Carvalho da Educação, Maria Lucicleide da Assistência Social, Thuany Mikaela da Administração, Ana Meire mobilizadora do NUCA juntamente com os Adolescentes do NUCA. Ozéias  coordenador do CRAS e demais servidores e técnicos das secretarias.

O prefeito Valdinar Silva falou sobre o tema; “O quanto é importante nós cuidarmos da nossa Saúde mental, muitas vezes não damos a devida importância aos primeiros sintomas, nosso município através das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação estão fazendo esse trabalho de prevenção, para que possa identificar a tempo quem por ventura manifestar esses sinais, um dado importante de se observar é que os homens são maioria nessa estatística no Brasil, as mulheres são mais abertas a procurarem ajuda nessa situação, pra nós a nível de município é muito importante buscar a prevenção e quando identificar, tratar a tempo de salvar uma vida”

Em seguida a psicóloga Rayane Coelho, iniciou a primeira palestra falando sobre o Setembro amarelo; Inicialmente agradeço pela recepção e hospitalidade, agradeço a Deus por tudo” internacionalmente o dia 10 de setembro é a data em que se intensifica os trabalhos de prevenção ao suicídio, que claro é um trabalho que deve ser feito o ano inteiro; Padre Marcos está de Parabéns por intensificar esse trabalho de prevenção ao suicídio em todo o município, um tema importante, a saúde mental que é tão necessária”.

Em seguida o enfermeiro e terapeuta Integrativos Esequiel Dias iniciou uma vivencia relacionada diretamente ao tema” Quero agradecer a Deus e depois a Gestão e vocês por permanecerem aqui dando a devida importância a um tema de grande importância , este momento é muito especial, afinal nós paramos para nos ouvir mais, nos entender mais, perceber mais sobre nós mesmos; saindo um pouco do convencional, estaremos trabalhando sobre o ser energético que somos, o que emana de nós, um ser emocional, espiritual, pensante, precisamos aprender a nos ouvir, a perceber o que acontece com nosso corpo, nossa mente, conhecer a si mesmo”.

Veja fotos;

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados *

*