Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Governo do Estado
Rede Brasil

Piauí registra queda na taxa de transmissão da Covid-19

em 02 de julho de 2020

oitava etapa da pesquisa sorológica do Piauí, apresentada à imprensa nesta quinta-feira (2) pelo governador Wellington Dias (PT), revelam que queda na taxa de transmissão do novo coronavírus (Covid-19) em todo o estado e indícios positivo para inicio da flexibilização do isolamento social e segurança para a retomada gradual das atividades econômicas, prevista para a próxima semana.

O levantamento, realizado em 11 municípios do estado entre os dias 27 e 30 de julho, testou cerca de 4.014 pessoas. Destas, 511 foram diagnosticadas com a doença, o que representa percentual de infecção de 12,7%. A estimativa é que, a partir desta amostra, mais de 416 mil piauienses já tenham sido contaminadas pelo vírus. Outro ponto positivo é a queda na taxa de transmissão da Covid-19.

Segundo a biomédica Ester Miranda, a transmissibilidade do vírus, que era de pouco mais de 2,8% no inicio de maior, caiu para 0,87% na última terça-feira (30). Segundo ela, a redução desse índice foi possibilitado pela adoção das recomendações sanitárias e ao Programa  Busca Ativa, que ampliou a testagem e o diagnostico precoce da doença no estado.

“Começamos a ter uma realidade epidemiológica propícia para pensarmos quais setores podem começar a abrir, de forma gradual, para todo esse trabalho que vem sendo realizado não seja impactado negativamente”, alertou a especialista.

Ainda assim o governador reitera que manterá todas as precauções em relação ao coronavírus. Ele espera que as restrições mais rígidas deste fim de semana estabilizem ainda mais a pandemia no estado.  “Com esse esforço que estamos fazendo, temos chance de ter uma redução ainda maior na transmissibilidade, de mais pacientes tendo alta do que dando entrada em hospital e termos menos óbitos de uma semana para outra”, pontuou.

Na coletiva de imprensa virtual, Wellington Dias ainda reconhece as dificuldades provenientes deste cenário em que muitas pessoas ficaram desempregadas e perderam sua fonte de renda com a suspensão temporária de atividades econômicas consideradas não essenciais. Ele pediu a população um “esforço final” para tornar possível a reabertura gradual destes setores.

“Dia 6, colhendo esses resultados, teremos a condição de, gradativamente, começar esse caminho das etapas da retomada organizada, como está nos protocolos do Pró Piauí. Tudo isso precisa da sua colaboração para não apenas sair mais cedo disso, mas para termos mais segurança e não precisarmos ficar nesse vai e vem”, enfatizou o gestor estadual.

Apesar de todos os pontos positivos da pesquisa sorológica, o governador piauiense alertou para a situação críticas em algumas regiões, principalmente em municípios que não seguiram regras sanitárias tão rígidas. “Em Parnaíba o numero de óbitos é quase duas vezes a média do Piauí. Ainda tem algumas regiões que precisamos ser mais cuidadosos”, finalizou.

Via Portal O Dia