Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Idosa piauiense de 91 anos vence covid-19 após quase 50 dias internada

em 02 de julho de 2020

A idosa Maria Alves da Silva, de 91 anos de idade, recebeu o diagnóstico de cura da Covid-19 na última terça-feira (30/06) e deixou o Hospital Prontomed, em Teresina, como exemplo de superação. Após 49 dias internada com sintomas da doença, a idosa foi para casa sob comemoração dos profissionais de saúde e familiares.

Durante esse período, Maria Alves chegou a ocupar leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido o agravamento do quadro clínico. O médico Guilherme Holanda explicou que a paciente chegou com problemas pulmonares e precisou do suporte de ventilação mecânica para auxiliar o processo de respiração. Com o tratamento, a idosa teve melhoras significativas e saiu da unidade respirando por conta própria.

“A paciente apresentava acometimento pulmonar importante e necessitou ser entubada e submetida a ventilação mecânica e, após um período ser traqueostomizada. Após alguns dias, a mesma foi transferida para o apartamento ainda com necessidade de suporte de oxigênio. Aos poucos, com o apoio da fisioterapia e de toda uma equipe multidisciplinar, fomos conseguindo tirar o suporte de auxílio a ventilação, o suporte de oxigênio suplementar até que a paciente fosse conseguindo respirar por conta própria. Depois conseguimos tirar a traqueotomia e, após alguns dias, ela conseguiu ter alta médica respirando normalmente”, disse.

A filha da paciente, Luzimar Alves, comentou que a mãe recebeu tratamento com medicamento, mas o empenho da esquipe de profissionais de saúde foi fundamental para a recuperação. “Só temos que agradecer primeiramente a Deus e a equipe do hospital. O tratamento com os remédios foram fundamentais, mas o amor dos profissionais foi essencial para que minha mãe fosse muito bem cuidada e saísse vencedora. Muito obrigado aos profissionais e que Deus proteja a todos dessa pandemia. Só tenho a agradecer”, afirmou.

A idosa é uma das 21.717 pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus e são consideradas recuperadas da doença no Piauí. Segundo o último Boletim Epidemiológico  da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), 893 pessoas estão internadas com sintomas daCovid-19, sendo que 314 estão em UTI, 23 em leitos de estabilização e 556 em leitos clínicos. O estado registra também 697 óbitos em razão do coronavírus.