Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Governo do Estado
Rede Brasil

“Ainda estamos em um momento de surto”, alerta superintendente da Sesapi sobre dengue

em 18 de maio de 2022

Apesar da falta de reagentes para testagem, o número de novos diagnósticos de dengue e chikungunya segue em alta no Piauí. O alerta é do superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, que explica que os diagnósticos seguem acontecendo de forma clínica. Ele destaca que a orientação é que a população procure o médico a partir dos primeiros sintomas

“Ainda estamos em um momento de surto. Temos casos aumentados. É só chegar nas unidades de pronto atendimento, nas unidades hospitalares, que a gente observa que a sintomatologia é muito característica das arboviroses. Seguimos fazendo a vigilância. já convivemos coma dengue há mais de 30 anos, então as equipes médicas estão preparadas para que possamos conduzir esses pacientes da melhor forma possível”, destacou.

O superintendente destaca ainda que o Piauí segue com os critérios estabelecidos para a realização dos testes, com prioridade para gestantes, pacientes internados com sintomas graves e mortes por suspeitas de dengue.

“O exame é sim muito importante para que possamos identificar a dengue, Zika e a chikungunya. Mas não é por falta do exame que a população não vai ter um atendimento de qualidade nas unidades de saúde. os nossos profissionais estão aptos a identificar clinicamente”, reforçou Herlon Guimarães.

Testes

Os reagentes para testagem da dengue estão em falta em todo o Brasil. O insumo só pode ser adquirido pelo Ministério da Saúde, que é responsável por fazer a distribuição a estados e municípios.

Segundo o ministério, a previsão é que um novo lote do material chegue ao Brasil somente no mês de junho.


Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.