Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Governo do Estado
Rede Brasil

Conheça a história do estudante Weslley Lima: Da escola pública para o curso de medicina em UNITINS

em 20 de setembro de 2021

Foto do Weslley Lima Moura – Arquivo pessoal

 Filho da professora Evinha Terezinha de Jesus Lima e do agricultor José Demervaldo de Carvalho Moura o jovem Weslley Lima Moura de 19 anos, que transformou sua admiração pelos estudos, em uma missão de vida. Foi a parti da sua paixão pelas matérias da ciências naturais (Biologia, Química e Física), que começou a surgir no seu coração o facioso e desejo em saber mais sobre a área da saúde.

Sempre aluno de colégio público, passou boa parte de sua vida entre a cidade de Vila Nova do Piauí e Padre Marcos- PI. Contudo, foi no IFPI (Instituto Federal do Piauí) Campus Picos, que o Jovem Weslley terminou seu ensino médio e o técnico em eletrotécnica. Depois disso, foi onde começou a sua luta por uma vaga em um dos cursos mais concorridos da atualidade.

Foto Weslley com colegas no IFPI – Arquivo pessoal

Sempre curiosidade e empenhado em aprender mais, o estudante buscou sempre se destacar e ir atrás dos seus sonhos, que era cursar medicina. “Esse esforço me garantiu uma nota razoavelmente, fui um dos melhores da minha sala no Enem, conseguia ser aprovado quase em todas as outras áreas, entretanto queria medicina, fielmente convicto que era meu sonho. Então, tentei cursinho presencial, porém não me adaptei não me direcionavam no foco das minhas dificuldades e meu resultado teve uma regressão, por isso, busquei estudar em casa, foi aí que percebi minha evolução” relatou Weslley.

Foto Weslley com colegas do curso técnico no IFPI – Arquivo pessoal

Questionado sobre suas dificuldades nesse período de estudo em casa, o jovem fala sobre a necessidade de ir além daquilo que aprendeu em sala de aula. “Conseguir correr atrás das lacunas na aprendizagem, a qual são diversas, haja vista o que o vestibular exige vai muito além do repassado do ensino médio, às vezes, são conteúdos já aplicados no superior. Então, absorver e fixar esse conteúdo para não esquecer no final do ano é bem complexo depende de muitas estratégias de memorização e muita repetição do erro” falou o estudante.

Depois de passar dois anos estudando em casa, o Weslley conseguiu acertar 80% das questões prova do vestibular, tendo assim a sua aprovação dar início ao seu curso dos sonhos. “E com exatamente três dias para fechar as inscrições do vestibular para curso (medicina), que minha amiga me mandou mensagem me avisando para eu tentar, não pensei duas vezes e fui realizar minha inscrição. E para a minha alegria fui aprovado para o curso de medicina na UNITINS (Universidade Estadual do Tocantins)”

Foto do Weslley com sua mãe e irmão – Arquivo pessoal

Questionado sobre sua ida para começo das aulas presenciais, o Jovem Weslley fala que já deu início os estudos, e que está gostando muito. E falou um pouco dessa sua fase da sua vida, “Atualmente, já estou morando em Augustinópolis-TO, cidade que estou cursando medicina, e como eu já morei em Picos longe de minha família sei como é difícil, mas espero que vá dar tudo certo.” Descartou o jovem.

“Valeu muito lutar por isso, eu não me via em outra profissão, e isso é algo extremamente gratificante a concretização de um esforço, caso contrário só ficaria imaginando o porquê eu não fui atrás” Weslley Lima Moura

Sobre a sua conquista, o jovem estudante, fala da importância de nunca desistir dos seus sonhos: “Eu falaria que impossível é só questão de perspectiva, que apesar de ser extremamente difícil, outras pessoas conseguem todo mundo é capaz, claro que cada um ao seu tempo, mas o importante é nunca desistir e sempre ser aberto a possibilidades diferentes de resolver um problema ou de estudar para conseguir a melhor forma individual para alcançar o objetivo.” Disso Weslley.

Foto do Weslley no dia da aprovação – Arquivo pessoal

Mesmo com muitos problemas na sua chegada a cidade onde iria residir, como o carro que quebrou durante a viagem, o erro com o bilhete da passagem e o táxi que atrasou, e com algumas contratempos na sua vida, como a realização de uma cirurgia de apendicite, no meio dos seus estudos e o pouco tempo que teve para conhecer e se aprofundar no vestibular, ele foi e lutou para conseguir realizar seu sonho de um dia tona-se um médico e poder ajudar as pessoas através da sua profissão.

Fonte: Redação Portal Piauí em Foco

1 Comentário

  1. J. Cícero Alves disse:

    Um belo exemplo de luta e superação para muitos que passam a vida inteira se lamentando das dificuldades e condições em que vivem, mas não lutam para conquistar seus sonhos.

    A história de vida desse ilustre piauiense mostra que nossos sonhos podem se realizar desde que a gente lute por eles. E que os primeiros passos para a conquista dos nossos ideais é, como bem o diz Weslley Lima, nunca desistir do sonho e acreditar que com determinação e foco é possível alcançar o que desejamos ser como pessoa, como cidadão e como profissional.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.

Notícias de Vila Nova