Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – governo do Estado – Máscaras Banner topo – Governo do Estado – Mãos higienizadas Banner topo – Armazém do povo Banner topo – governo do Estado – Economia com responsabilidade
Rede Brasil

Em Simões, I EXPOCAPRINOR é aberta oficialmente pela a Associação de Caprinos e Ovinos; órgãos como prefeitura e SEBRAE incentivam e apoiam o evento

em 14 de setembro de 2019

Desde a última quinta-feira (12), a cidade de Simões, cujo prefeito é Jose Wilson de Carvalho, está vivenciando um momento diferente de fomento à criação de animais com a realização da I EXPOCAPRINOR, evento promovido pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Região de Simões (CAPRINOR), que possui hoje 33 associados, juntamente com a Prefeitura Municipal. Com o apoio do Sebrae, do Senar, do deputado Federal Júlio César e do deputado estadual Georgiano Neto, as atividades foram iniciadas com o recebimento de animais e um minicurso ofertado aos criadores participante com o tema: Cortes padronizados de carcaças de caprinos e ovinos.

Nesta sexta-feira (13), além do recebimento de animais, foi realizada a oficina de produção de queijo de coalho e ao final da tarde, por volta das 17h, o prefeito Zé Wlisses e toda comissão organizadora realizaram a abertura oficial do evento. O momento foi seguido de uma Missa em Ação de Graças.

Além do incentivo a cultura de criação de animais, oferecendo cursos, palestras, concurso de cabra leiteira e de animais para as raças dorper, boer, savana e anglo nubiana, outras atividades também estão sendo realizadas durante o evento, como a disposição da culinária regional.

“Esta é a primeira edição desse evento de grande importância para Simões e por isso estamos dando total apoio a Associação de Caprinos e Ovinos do nosso município. Aqui estamos dando visibilidade com a exposição de animais da nossa cidade e também de toda região. A expectativa minha, como prefeito, como gestor, é alimentar essa prática e poder futuramente ter uma feira em Simões de grande proporção. Continuaremos dando incentivo aos criadores do nosso município para nos tornarmos destaque com caprinos e ovinos”, disse o prefeito Zé Wlisses.

“Essa feira trás desenvolvimento para o setor agrícola. Trás mais genética para os setores rurais do município para que eles possam estar investindo mais em reprodutores e linhagem de qualidade para melhorar seus rebanhos. Com isso, fazer com que as carcaças de suas matrizes fiquem cada vez maior e o peso do cordeiro seja alcançado, o peso de até 15kg em um prazo de 5 meses. Depois vamos melhorando para chegar a 20kg em 8 meses”, detalhou o secretário da CAPRINOR  e um dos organizadores do evento, Rosenalvo Coelho.

“Agradeço demais ao prefeito Zé Wlisses, aos vereadores, aos secretários e todos que fazem a administração. Desde que reativamos a Associação nós tínhamos esse desejo [de realizar a Feira]. Já tínhamos visto isso acontecer em outras oportunidades, mas foi algo que ficou parado por muito tempo. Graças a Deus hoje estamos vendo acontecer novamente e creio que vamos ter outras edições. Por isso, as palavras são de agradecimento e o momento são de felicidade. Quero então agradecer a Deus por permitir essa realização e também todos que fazem parte da Associação, pois juntos e unidos conseguimos essa Feira”, ressaltou em discurso o diretor da CAPRINOR, Tarcísio Alves.

A programação da sexta-feira (13) foi encerrada com os shows de Alvino Luz e Leonel do Acordeon. Neste sábado as atividades seguem com: palestra sobre a importância das pastagens para a sustentabilidade do rebanho de Caprinos e Ovinos (Orçamento Forrageira); palestra sobre iniciativas/práticas que impactam na idade do abate e retorno financeiro do negócio de Caprinos e Ovinos; ainda o esperado concurso peso, raça e leite; bem como os shows de Danilo Pernambucano/ Fabíola Show/ Dárcio Morais e Lucas Barão.

Também estiveram presentes na abertura da I EXPO-CAPRINOR  o prefeito Zè Wlisses com a primeira dama Isámara Dantas, a vice prefeita Claudeir Feitosa, os Ex-prefeitos Edilberto Abdias e Carvalho e Francisco Dogizete, os vereadores  Pedro Custódio de Carvalho, Francisco Ângelo da Silva, Elismar Cordeiro Nunes. A solenidade também foi prestigiada pelo prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney.

Na manhã do domingo a I EXPOCAPRINOR será encerrada com a entrega das premiações. Ao todo, serão 20 mil reais em prêmios.

CONDIÇÕES AO HOMEM DO CAMPO

Está é mais uma ação promovida pela gestão de Zé Wlisses voltada para o homem do campo. Pioneiro em muitas das atividades implantadas no município, o prefeito realizou, no mês de julho durante os festejos de aniversário da cidade, a I Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar local, com incentivou ao artesanato local, a ovinocultura, a caprinocultura, suinocultura, psicultura, apicultura e todas as cadeias produtivas praticadas no campo em Simões, oportunizando ainda uma interação entre produtores locais e visitantes da região, em uma troca de aprendizado e experiências para aperfeiçoamento e melhor manejo das produções.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.