Banner topo – Armazém do povo Banner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

Animais são mortos vítimas de envenenamento em São Julião

em 13 de maio de 2022

Animais são mortos vítimas de envenenamento em São Julião

Os casos de envenenamento de animais voltaram a ser registrados em São Julião-PI. Pelo menos sete animais entre cães e gatos foram encontrados mortos na cidade nos últimos dias com sinais de intoxicação por veneno.

Nesta sexta-feira, 13, mais dois cães domésticos foram achados sem vida após possivelmente terem ingerido alimentos contaminados.

Segundo membros da Associação dos Protetores de Animais de São Julião (APASJ), na última semana, outros 03 gatos e 02 cachorros teriam sido assassinados da mesma forma.

A APASJ relembrou ainda que as mortes por crimes de maus-tratos e envenenamentos são recorrentes na cidade e atingem tanto animais de rua quanto domésticos.

A fundadora da APASJU, Tatiane Rocha, cobrou uma ação do Poder Público diante da gravidade e frequência dos casos;

“Estamos cobrando uma ação do Poder Público pois queremos justiça. Exigimos uma solução pois isso não pode continuar” disse.

Em julho do ano passado, dezenas de cães e gatos também foram achados mortos por envenenamento em São Julião. Os animais morreram após comerem pedaços de salsichas espalhados nas ruas. Casos parecidos também foram registrados em outros municípios da região.


O crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98. Quando se trata de cães ou gatos, a pena para o crime é de 02 a 05 anos de prisão, além de multa.

Com o objetivo de frear essas condutas, o governo federal sancionou ainda a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo e criando um ítem específico para cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.