Banner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Pio IX recebe as primeiras 48 doses da vacina Coronavac e enfermeiros são as primeiras pessoas imunizadas

em 19 de janeiro de 2021

Na tarde desta terça-feira, 19 de janeiro, por volta das 15h, chegaram na cidade de Pio IX as primeiras doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantã.

Veículos da Secretaria de Saúde e uma escolta policial foram responsáveis por buscar na regional de saúde de Fronteiras, as 48 doses reservadas ao município de Pio IX.

Veja vídeo!

A partir de hoje, 19/01, profissionais que atuam na linha de frente do combate à COVID-19 receberam as primeiras doses da vacina. O primeiro piononense a ser vacinado foi o enfermeiro e doutorando em saúde pública pela Fiocruz, Delmo Alencar, que também tem diabetes do tipo I e é insulino dependente.

Além dele, a enfermeira Jocélia e a enfermeira Lisandra Ravena, responsável pela coleta do material para os testes de COVID-19, também foram imunizadas.

Para Delmo, ter sido o primeiro Piononense vacinado é motivo de muita alegria:

“Ser o primeiro profissional de saúde do município de Pio IX a tomar a vacina contra Covid é emocionante, pois nós que cuidamos e estamos em contato com pessoas na UBS nos deparamos com uma sensação de insegurança extrema, num momento como esses de pandemia. Ter DM1 aumenta ainda mais essa insegurança, por saber dos riscos com a exposição ao vírus, então esse sopro de ânimo proporcionado por esse momento de imunização, só reforça o papel da Ciência em poder nos trazer dias melhores. Então, é só gratidão nesse momento pela primeira dose. E dizer a todos que saibam esperar o momento devido para receber a vacina e juntos venceremos!”

Já Jocélia, disse que “não há como descrever tamanha emoção”:

“A emoção foi tamanha que não tenho como descrever. Esperei muito tempo por isso e agora estou muito feliz por ter sido uma das primeiras contempladas com a primeira dose da vacina.”

Lisandra aproveitou para destacar a importância do profissional de enfermagem:

“Em pensar que a COVID -19 já causou tanta tristeza para todo o mundo, é emocionante estar recebendo essa vacina, renova a esperança de que dias melhores virão.
Mais emocionante ainda é pensar na mobilização que todos os profissionais de saúde e cientistas tiveram para esse dia chegar.
Agradeço por ter sido uma das primeiras a ser vacinada.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e pedir pela valorização da enfermagem! Somos uma classe essencial, e acho que essa pandemia também serviu para frisar a nossa importância. Vamos em frente, o trabalho continua!”

Pio IX seguirá os critérios de vacinação do Ministério da Saúde, que nessa primeira fase, prioriza os profissionais da linha de frente no combate ao novo coronavírus.

Ainda não há previsão para a chegada de mais doses, mas o Instituto Butantã já fez a solicitação de uso emergencial de 40 milhões de doses da CoronaVac.

Veja imagens!


Fonte: Ascom

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.