Banner topo – Armazém do povo BAnner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros
Rede Brasil

Técnica de enfermagem de 54 anos é a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 em Padre Marcos e diz: ‘A nossa esperança chegou’

em 20 de janeiro de 2021

Técnica de enfermagem de 54 anos é a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 em Padre Marcos e diz: ‘A nossa esperança chegou’

O município de Padre Marcos recebeu na tarde desta terça-feira, 18 de janeiro, as primeiras 28 doses da vacina para covid-19 – ‘Coronavac’.

Conforme determina o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, para a primeira fase da vacinação, os primeiros imunizantes serão destinados aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus e a idosos com mais de 75 anos de idade.

As primeiras vacinas foram aplicadas em 13 profissionais da saúde na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, no centro de saúde da sede do município. Eles também receberão a segunda dose da Coronavac no prazo de 14 a 28 dias, quando o município receberá mais 28 vacinas para a covid. Estiveram presentes na ocasião, o prefeito Valdinar Silva e a Secretária Municipal de Saúde, Maria Lúcia.

Técnica de enfermagem, Josefa Benedita

Em Padre Marcos, a primeira pessoa vacinada foi a técnica de enfermagem Josefa Benedita, de 54 anos. A profissional trabalha há 07 anos no setor de imunização municipal.

“Eu não esperava, foi muito emocionante para todos nós e graças a Deus a vacina já chegou até aqui e foi muito gratificante para mim. Estávamos muito ansiosos esperando pela vacina, e a nossa esperança chegou não só para o nosso município mas para o Brasil todo, a vacinação será por etapas e de lote em lote toda a população de Padre Marcos será vacinada” disse a técnica de enfermagem.

Médico Dr Rubens Batista recebe imunizante

Após também receber a vacina, o médico Dr. Rubens Batista de 70 anos de idade, e que trabalha na cidade de Padre Marcos há 24 anos relatou a equipe do Piauí em Foco a importância do imunizante para evitar casos graves da doença. O profissional também atua durante a pandemia na assistência médica a pacientes com Covid-19:

“A vacina chegou e agora vamos nos vacinar, conclamo a nossa população para que quando chegue a sua vez na fila, não hesite em tomar a vacina. Quando nós chegarmos a 70% dos munícipes vacinados, iremos atingir a imunidade de rebanho, e aí o vírus já não irá mais replicar e não teremos mais internações. Infelizmente, tivemos 05 óbitos no município, mas se não fosse os esforços do Poder Público, dos profissionais da saúde e da consciência dos cidadãos, este números poderia ser bem maior, então agora temos esperança em dias melhores com o fim desta doença.” Disse o médico.

Além deles mais 11 profissionais da linha de frente foram vacinados nesta primeira fase em Padre Marcos; foram eles: Angela Maria da Conceição Sousa, Edena Maria de Sousa, Geomara Francisca de Carvalho, Maria Conceição Feitosa Coutinho, Jarmina Antônia de Alencar Castro, Itamara Dantas Silva, Yedda Danny Carvalho Macedo, Jivanir Antônio de Macedo, Maria Lúcia da Silva, José Afonso de Araújo Macedo e André Macedo Dantas.

Prefeito Valdinar Silva

Presente na ocasião, o Prefeito Valdinar Silva ressaltou que o município seguirá as fases estabelecidas pelo Ministério da Saúde:

“Após os profissionais da Saúde, logo em seguida serão vacinados os idosos com mais de 74 anos, e assim em diante. É apenas o começo da vacinação, seguimos como determina a prioridade do governo federal e do Ministério da Saúde, faremos o certo e o correto. A enfermeira Janaína está a frente da coordenação da imunização, e fará como deve ser feito, sem favorecimentos. As pessoas da linha de frente no combate a Covid-19 serão vacinada e seguiremos o rito até que todos possam ser também” declarou o prefeito.

Chegada da vacina

As vacinas foram aprovadas pela Anvisa no último domingo, 17 de janeiro, e são produzidas pelo instituto Butantan de São Paulo em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O Estado de São Paulo realizou a imunização da primeira brasileira, a enfermeira Mônica Calazans.

Logo após, no decorrer da segunda-feira, 18, as doses foram distribuídas para os demais estados do Brasil e percorreram mais de 3.000 mil quilômetros até a chegada em Padre Marcos.

No Nordeste, o Piauí foi o primeiro a realizar a aplicação da vacina. Ainda na tarde da segunda-feira, 18, o obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, foi o primeiro profissional de saúde a receber a primeira dose da coronavac.

Veja imagens!

Prefeito Valdinar Silva

Técnica de enfermagem,

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.