Banner Topo -Virtex Telecom Banner Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Projeto de Alfabetização de jovens e adultos é lançado em Padre Marcos e irá beneficiar mais de 1.000 estudantes

em 13 de janeiro de 2022

Foi realizado em Padre Marcos na noite dessa quarta-feira, 13 de janeiro, no plenário da Câmara Municipal, o lançamento do Programa para Alfabetização de Jovens e Adultos (PROAJA), a maior ação para alfabetização já realizada em toda história do Piauí. A iniciativa irá beneficiar mais de 1.000 estudantes padre-marcoenses por meio da formação de 45 turmas.

O evento contou com a participação do integrante da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piaui (FUNDES) e coordenador estadual do PROAJA, Francisco Ladeira.

O Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) é uma ação do governo estadual, através PRO Piauí Educação, e tem o objetivo de alfabetizar 200 mil jovens e adultos do Piauí nos anos de 2021 e 2022.

Para o coordenador do programa em Padre Marcos, Robério Roberto, a ação é motivo de gratidão a Deus. Segundo ele, o projeto além de promover a educação também possibilitará a realização de sonhos e o desenvolvimento da cidadania plena. Também atuam na execução do PROAJA no município, os vice-coordenadores José Geraldo (Zé Neto) e Geniclesia Cecília.

Durante a solenidade, a formadora do programa, professora e pedagoga Luciene Fernandes, apresentou e explicou toda a logística de desenvolvimento das atividades do PROAJA, assim como os seus objetivos.

A profissional também detalhou as atribuições dos professores e coordenadores, sugeriu maneiras para o acolhimento dos alunos e abordou ainda o método de ensino do filósofo Paulo Freire e conceituou a Andragogia, isto é, o processo de aprendizado para adultos.

Francisco Ladeira

O coordenador estadual da Fundes/PROAJA, Francisco Ladeira, falou sobre a importância da iniciativa e da metodologia que será aplicada:

“O PROAJA faz parte de uma instituição da sociedade civil, nós apresentamos um projeto junto a Seduc e agora iremos executa-lo. A nossa instituição já existe há 18 anos trabalhando nas áreas de educação, sustentabilidade e empreendedorismo. Nós estamos em 22 cidades do Piauí e estamos lançando esse projeto ofertando a formação aos educadores e ensinando a metodologia apropriada para a iniciativa. A meta é alfabetizar 200 mil piauienses, só através da nossa fundação serão seis mil alunos beneficiados. Os professores receberão a metodologia para aplicar em sala de aula, com uma linguagem simples, para que essas pessoas tenham acesso a educação e cidadania. A meta do projeto é a alfabetização e a formação das pessoas para que ocorra a transformação de vidas” disse.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.