Banner topo – Armazém do povo Banner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

Prefeitura de Padre Marcos realiza 8ª Conferência Municipal de Educação; veja!

em 20 de novembro de 2021

A prefeitura municipal de Padre Marcos, por meio da Secretaria de Educação e do Fórum Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira, 19 de novembro, a VIII Conferência Municipal de Educação, sob o tema: “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”.

Prefeitura de Padre Marcos realiza 8ª Conferência Municipal de Educação

O evento contou com a presença de integrantes da Pasta da Educação, educadores, servidores estaduais e municipais, autoridades políticas e representantes de segmentos de toda a sociedade, ao todo, cerca de 130 participantes compareceram à Conferência.

A solenidade foi promovida no clube Centro Social Urbano e teve como objetivo desenvolver um espaço de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). Estiveram presentes ainda o prefeito Valdinar Silva, o secretário de Educação, Eraldo Carvalho, a Secretária de Administração, Thuany Mikaela, e os vereadores Iranildo Francisco, Antônio Chiquinho, Manoel Francisco (Neli) e Bonifácio Dias.

Durante a programação da Conferência, ocorreram momentos de interação, discussão e construção de propostas. Pela manhã, logo após o credenciamento dos participantes, ocorreu a solenidade de abertura oficial. Em seguida foram realizadas algumas apresentações culturais e a leitura e aprovação do regimento interno da VIII Conferência Municipal.

Às 09:30h, o professor Antônio Silva ministrou uma palestra para os presentes. Logo em seguida, os participantes fizeram uma pausa para um lanche e em seguida ocorreu a apresentação dos eixos temáticos e a divisão em três grupos de trabalhos. 

Palestrante Antônio Silva

O palestrante Antônio Silva falou sobre a importância de se desenvolver habilidades psicossociais para lidar com as situações adversas enfrentadas pelos profissionais da Educação:

“Para quem se dedica exaustivamente e para quem teve que se reinventar nesse período de pandemia, nós tivemos que nos adaptar as tecnologias, tivemos que nos adaptar a um sistema de ensino desconhecido e continuar na nossa missão de ensinar e educar as nossas crianças. Então nesse contexto é importante a gente cuidar de nós mesmos, então antes de entrarmos na questão do plano iremos abordar a questão da neurociência para que saibamos proceder em determinadas situações” disse.

Durante a tarde foram realizadas as plenárias de eixos temáticos e a plenária geral. Após a leitura das deliberações por cada grupo de trabalho, os participantes aprovaram o Plano Municipal de Educação com as novas modificações. Por fim, ocorreu a eleição dos Delegados que participarão da Conferência Intermunicipal de Educação.

Eraldo Carvalho

O Secretário de Educação, Eraldo Carvalho, listou os objetivos do Plano Municipal de Educação (PME):

“A nossa conferência traz como tema central pra discussão a inclusão, a equidade e a qualidade e tem como objetivo apresentar as nossas metas do plano e os objetivos para serem alcançados. As metas estabelecidas no PME devem garantir a educação de qualidade, devem garantir a universalização do acesso ao ensino, a ampliação de oportunidades educacionais, a redução das desigualdades, a valorização dos profissionais, a erradicação do analfabetismo, o desenvolvimento do ensino fundamental, infantil e inclusivo e o fortalecimento da gestão democrática da educação. Esse plano rege a educação do município, por isso é importante a participação de todos” destacou.

Prefeito Valdinar Silva

O Prefeito Valdinar Silva ressaltou os investimentos realizados na educação municipal:

“A educação é o nosso presente e o nosso futuro, as principais transformações sociais passam pela educação. Nós somos o berço da Educação no Piauí, o nosso objetivo é resgatar a nossa história e temos desenvolvido muitas ações nesse sentido. Na próxima quarta, 24, iremos inaugurar a reforma das instalações da U.E. José Jubelino de Macedo, no povoado Canto Alegre. Com isso, teremos mais turmas, um berçário, academia em frente ao prédio e a revitalização de todos os espaços. No dia 17 de janeiro iremos inaugurar também mais duas escolas do tipo EJA, na localidades Casa Nova e Curral Velho. E daqui a quatro meses entregaremos a nova unidade escolar  ‘Tia Guida’, e isso, esses nossos investimentos em educação, refletem nos nossos indicadores” pontuou o prefeito.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados *

*