Banner Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

Padre Marcos | Senar-PI realiza reunião com criadores de ovinos e caprinos na localidade Canto Alegre

em 27 de agosto de 2021

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí (Senar-PI) realizou na tarde dessa sexta-feira, 27, uma reunião de nivelamento com pequenos criadores de animais da região do povoado Canto Alegre, zona rural de Padre Marcos.

Senar-PI realiza reunião com criadores de ovinos e caprinos na localidade Canto Alegre em Padre Marcos

Alguns dos produtores presentes fazem parte da associação de pequenos criadores de ovinos e caprinos do município. O objetivo da reunião foi apresentar os resultados das ações desenvolvidas no primeiro ano de assistência técnica e gerencial (ATeG), oferecida por meio do programa Agronordeste.

O encontro foi conduzido pelo supervisor Alexandre Magno e contou com uma palestra do advogado Hylton Eloy, que tratou sobre a arrecadação e destinação de recursos do projeto.

Participaram da reunião também o coordenador geral do Senar-PI, Silvio Brito, o supervisor da regional de Picos, Alexandre magno, e a assessora de comunicação do Senar-PI, Isolda Monteiro.

Estiveram presentes ainda o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, os vereadores Helton João e Hilda, o secretário de agricultura, Adjane Bento, e o presidente da associação de pequenos criadores de ovinos e caprinos do Canto Alegre, Vicente.

Prefeito Valdinar Silva

O Prefeito Valdinar Silva ressaltou a importância do projeto para os criadores locais:

“Nós estamos com esse projeto há mais de um ano em Padre Marcos na região do Canto Alegre, que é fortíssima na produção de ovino e caprinocultura. A genética dos ovinos e caprinos do nosso município só tende a melhorar, por conta das técnicas ensinadas. E o Senar mesmo em período de pandemia esteve presente aqui com o nosso povo. Por isso a prefeitura municipal coloca toda a nossa equipe e logística à disposição desse programa que só vem a ensinar e orientar” ressaltou.

Secretário de Agricultura Adjane Bento

Secretário de Agricultura, Adjane Bento, destacou a expectativa de retorno às atividades normais após o fim da pandemia de Covid-19:

“Em virtude dessa pandemia houve muitas restrições ao nosso trabalho presencial e por isso nesse momento estamos correndo atrás de desempenhar o nosso trabalho de todas as maneiras possíveis, aqui e na capital. Se Deus quiser todo o povo vai ser vacinado em breve e poderemos assim realizar os nossos serviços de forma plena”

Vereador Helton João

o Vereador Helton João, que é natural da localidade Canto Alegre, agradeceu aos envolvidos no bom êxito da parceria entre o Senar-PI e os produtores rurais:

“Agradecemos pela parceria com o nosso gestor Valdinar Silva, com o nosso secretário de agricultura, Adjane Bento. Agradecemos ao nosso amigo e presidente da Associação, Vicente, que é uma pessoa ativa que tanto têm contribuído para o nosso município. Essa parceria faz com que enriqueça e cresça ainda mais o trabalho realizado e creio que vamos muito além disso” disse.

Vereadora Hilda

A Vereadora Hilda enfatizou a necessidade de atrair recursos e programas destinados aos homens e mulheres do campo:

“Estou muito feliz por estar aqui nesse momento, pois eu sei que a nossa região é uma região pobre e os nossos agricultores precisam muito do apoio de todos nós. E nós precisamos do apoio de todas as nossas autoridades na capital, pois precisamos de programas e recursos para que a nossa população do interior possa produzir. Muito obrigada por todo apoio” enfatizou a vereadora.

Sebastião Neto

O engenheiro agrônomo e técnico do Senar-PI em Padre Marcos, Sebastião Neto, fez um balanço geral sobre o desempenho do programa após um ano de execução:

“Se torna muito pesada a lida do campo para um agricultor realizar tudo sozinho, por isso é de suma importância a colaboração familiar para o bom êxito do projeto. Sobretudo, as anotações, que são importantes para registrar e colocar na ponta do lápis os problemas registrados nas propriedades, se esses problemas são nos gastos com rações, medicamentos, vermífugos, etc. Depois desse um ano de projeto estamos aqui hoje observando o que deu certo e o que não deu certo, e vamos dar continuidade também ao planejamento para esse segundo ano. Tivemos muito desafios e muitos avanços, e fomos construindo, crescendo e aprendendo juntos. Vamos superando cada um dos desafios e avançando” explicou.

Veja imagens!

Fotos: Cleidiano Henrique

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.