Banner Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

Padre Marcos | Feira da Agricultura Familiar no povoado Canto Alegre é reativada

em 27 de maio de 2022

Feira da Agricultura Familiar no povoado Canto Alegre é reativada

Após cerca de dois anos paralisada em razão da pandemia de Covid-19, a tradicional Feira Aberta de Agricultura Familiar no povoado Canto Alegre, zona rural de Padre Marcos, retornou nesta sexta-feira, 27.

A reinauguração da Feira tem o apoio do Projeto Pecuária Sustentável e Geração de Renda, que é desenvolvido pela ONG Chapada, por meio da parceria com o Banco do Nordeste, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e a ONG Caatinga. O vereador Irmão Helton João e as prefeituras de Marcolândia e Padre Marcos também apoiam a ação.

Com esta iniciativa, dezenas de agricultores do povoado Canto Alegre e das demais localidades da região serão beneficiados pois irão comercializar os produtos orgânicos produzidos em suas propriedades como uma variedade de frutas, verduras, hortaliças, derivados da mandioca, carne de caprino, ovino e suínos, além de outros produtos da agricultura familiar.

Durante a feira, que havia sido ativada em 2018 e paralisada durante a pandemia, os visitantes também poderão adquirir mudas e peças de artesanato local.

Estiveram presentes o prefeito Valdinar Silva, a primeira-dama, Edilene Silva, o vereador Helton João, o vereador, Iranildo Francisco, e o presidente da Associação de Pequenos Produtores do Canto Alegre, Gilson Carvalho.

A Ong Chapada, em parceria com o Banco do Nordeste, está fornecendo apoio técnico para 25 agricultores em cada um dos municípios de Simões, Caldeirão Grande, Marcolândia, Francisco Macedo e Padre Marcos. A iniciativa busca oferecer assistência técnica para o fortalecimento da cadeia da caprinocultura na região.

O Vereador Helton João, natural do povoado Canto Alegre, falou sobre a importância da feira para os produtores da região:

“Para mim é uma alegria estarmos reinaugurando essa feira. O homem do campo está tendo essa oportunidade de vender os seus próprios produtos orgânicos aqui. Devido a pandemia, essa feira tinha parado e agora com esta retomada a economia irá girar em torno dos produtores rurais no povoado Canto Alegre e região” disse.

Cícero, membro da ONG Chapada, explicou como procedeu a reativação:

“Fizemos uma reunião, mobilizamos os agricultores, conversamos sobre a importância da comercialização dos produtores para a geração de renda das comunidades e graças a Deus deu tudo certo. Que toda sexta-feira os agricultores e consumidores possam vir para cá” explicou.

 

Luan, também membro da ONG Chapada, mencionou os benefícios econômicos trazidos para os agricultores:

“O fortalecimento da produtividade agrega muito ao pequeno produtor, e tendo um lugar para comercializar eles estarão estimulados a diversificar a sua produção para garantir uma alimentação de qualidade para os consumidores. Tanto incentiva a geração de renda como a permanência dos homens do campo em suas comunidades” disse.

O Prefeito Valdinar Silva falou sobre os esforços em investir na produção agrícola da região do povoado Canto Alegre:

“Essa feira é de suma importância para a economia da comunidade e da região. O Canto Alegre também se prepara para em setembro retornar a sua feira de caprinos e ovinos. Então é uma região em que a agricultura familiar têm muito potencial e precisamos fortalecer cada vez mais o setor agrícola na produção de diversos tipos de produtos.”

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.