Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Governo do Estado
Rede Brasil

Escolas da rede municipal de Padre Marcos realizam avaliações de fluência e do SAEPI para alunos do ensino fundamental

em 26 de agosto de 2021

A Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos-PI, realizou entre os dias 16 a 25 de agosto de 2021 a aplicação das avaliações de fluência e do SAEPI (Sistema de Avaliação Educacional do Piauí) para alunos matriculados no ensino fundamental da rede de ensino.

As avaliações externas fazem parte de uma parceria da rede estadual com a rede municipal e tem como objetivo sondar o nível de aprendizagem dos estudantes e aferir a necessidade de implementar novas ações no processo educativo.

A avaliação de fluência foi aplicada em todas as turmas do 2° ano do ensino fundamental e o foco principal da avaliação é conhecer e avaliar o desempenho da leitura fluente dos educandos, como também identificar possíveis dificuldades para direcionar novas práticas.

Já o Sistema de Avalição Educacional do Piauí – SAEPI, foi aplicado nas turmas do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental. O intuito dessa avaliação é conhecer e observar o desempenho de estudantes por meio de testes padronizados, cujo objetivo é mapear o que eles sabem e são capazes de fazer, a partir da identificação do desenvolvimento de habilidades e competências consideradas essenciais para que consigam avançar no processo de ensino aprendizagem.

Estiveram envolvidos no processo de realização das avaliações a equipe da Secretaria de Educação, gestores escolares, professores, alunos e pais de alunos.

Secretário de Educação Eraldo Carvalho

Segundo o Secretário de Educação Eraldo Gomes, as avaliações externas são de fundamental importância para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede:

“Essas avaliações externas, produzem informações que nos permitem viabilizar o monitoramento da prática educacional nas escolas, permitindo um acompanhamento periódico de indicadores referentes a real situação do nível de aprendizagem dos estudantes individualmente. Essas avalições, tem o intuito de medir com maior precisão a qualidade do ensino ofertado e direcionar a nossa prática pedagógica. Agradeço imensamente ao Prefeito Valdinar silva pelo apoio de sempre, a equipe da Secretaria de Educação, gestores escolares, professores, alunos e pais de alunos pela dedicação, empenho e compromisso com a Educação do nosso município”. 

Coordenadora Ana Meire

A Coordenadora da secretaria de Educação e responsável pela coordenação das Avalições Externas no município, Ana Meire Macedo, orientou gestores e professores com formações, diálogos e orientações acerca de todo o processo de preparação das referidas avaliações:

É importante ressaltar que ambas as avaliações serão determinantes para identificação das lacunas de ensino geradas pela suspensão das aulas presenciais e assegurar futuras intervenções assertivas, como também viabilizar o programa Pró-Alfabetização na Idade Certa e o ICMS Educação em nosso município, através da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC, que contará com a parceria dos nossos Gestores Valdinar Silva-Prefeito e Eraldo Gomes-Secretário Municipal de Educação e o apoio de toda a comunidade escolar que sempre estão unindo esforços na busca de melhores índices e desenvolvimento educacional em nosso município”.

Veja imagens!

Entrega das avaliações do SAEPI aos gestores escolares

Aplicação da avaliação do SAEPI na Escola José de Moura Leal 

Avaliação de Fluência na Escola José de Moura Leal 

Aplicação da avaliação do SAEPI para o 9° ano na Escola Cândida Macedo

Aplicação da avaliação do SAEPI na Escola José Jubelino de Macedo

Avaliação do SAEPI para os alunos do 2° ano ao 5° ano da Escola Davi Severiano de Carvalho

Avaliação do SAEPI para os alunos do 9° ano da Escola Davi Severiano de Carvalho

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.