Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Governo do Estado
Rede Brasil

Câmara dos Vereadores de Padre Marcos discute importantes projetos e aprova requerimentos em sessão ordinária

em 06 de novembro de 2021

Câmara Municipal dos Vereadores de Padre Marcos realizou no plenário Edite Alencar da Silva, na noite dessa sexta-feira, 05 de novembro,  a décima sessão ordinária da 15ª legislatura.

O presidente da Mesa Diretora, vereador Irmão Adão, não pode estar presente por questões de saúde e o vice-presidente, vereador Iranildo Francisco, conduziu a sessão na qual foram apresentados e debatidos importantes projetos de leis, como a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 e o Plano Plurianual (PPA).

Também estiveram presentes na sessão os vereadores Antônio Francisco, Carla Macedo, Helton João, Bonifácio Dias, Manoel Francisco (Neli) e Ronald Martan.

De autoria do Poder Executivo, O PROJETO DE LEI Nº 026/2021 – Lei Orçamentária Anual (LOA) estima a receita e fixa a despesa do município de Padre Marcos para o exercício financeiro de 2022. Já o PROJETO DE LEI Nº 027/2021, cria o Departamento Municipal de Gerenciamento e Fiscalização de Trânsito – Vinculado à Secretaria Municipal de Transportes. E o PROJETO DE LEI Nº 028/2021, dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) de Padre Marcos para o quadriênio 2022-2025.

PROJETO DE LEI Nº 002/2021, de autoria do vereador José Bonifácio da Silva Dias, cria a comenda de honra ao mérito ‘Amigo ou Amiga Boa Esperança’.

O vereador Bonifácio Dias, apresentou ainda o PROJETO DE LEI Nº 003/2021, que nomeia oficialmente de PRAÇA NORBERTO MENDES DA SILVA, a Praça construída ao lado do campo de futebol no Povoado Casa Nova. O PROJETO DE LEI Nº 004/2021, também de autoria do vereador José Bonifácio Dias, nomeia a unidade escolar do EJA construída ao lado da igreja do povoado Casa Nova como Escola TOMAS FRANCISCO DIAS.

Vereador Irmão Helton

Por fim, o PROJETO DE LEI Nº 001/2021, de autoria do vereador Helton João de Carvalho, nomeia oficialmente de PRAÇA RAIMUNDA LEONOR DE CARVALHO, a Praça recém construída em frente a UEM José Jubelino de Macedo e a Pré-escola Tia Ana de Macedo no Povoado Canto Alegre, zona rural de Padre Marcos.

Requerimentos

Vereador Manoel Francisco (Neli)

O vereador Manoel Francisco (Neli) apresentou o REQUERIMENTO Nº 005/2021, para conceder o Título de Cidadão Padremarcoense ao advogado SALATIEL BARBOSA DE SOUSA, pelos relevantes serviços prestados ao município de Padre  Marcos.

“A justificativa desse requerimento que homenageia o Dr. Salatiel já descreve quem é esse cidadão simples, humilde, amigo, mas que presta um trabalho de grande importância para o nosso município e para cidades vizinhas. Conto com a aprovação desse requerimento pois todos os nobres colegas sabem dos esforços desse grande cidadão” disse o vereador Manoel Francisco.

Vereador Bonifácio Dias

O Requerimento Nº 007/2021 de autoria do vereador José Bonifácio Dias, solicita em caráter de urgência procedimentos no sentido de realizar melhoria no abastecimento de água na comunidade Jurema, como a canalização e construção de cocheira, objetivando principalmente atender as necessidades do consumo animal.

“A comunidade Jurema está sem cocheira para pôr água para os animais, e nós sabemos que o barreiro público está seco nesse período, então alguns criadores sofrem para dar água aos bichos e por isso nós estamos aqui na luta pedindo essa ação simples que vai beneficiar muitas famílias da região” explicou Bonifácio.

O vereador Bonifácio Dias também trouxe o Requerimento Nº 008/2021, que pede ao Executivo a realização de procedimentos no sentido consertar a estrada vicinal na comunidade Morada Nova.

“Essa é uma estrada que possibilita a passagem dos moradores para suas propriedades e precisamos recuperar a via para ajudar no escoamento de suas produções. Com essa ação, nós iremos incentivar os agricultores familiares da região e contamos com o apoio para a deliberação e aprovação dos senhores” disse o vereador Bonifácio Dias.

Vereador Antônio Chiquinho

O vereador Antônio Francisco apresentou os requerimentos n° 008/2021 e 009/2021 para conceder o título de cidadãos honorários ao senhores Danilo de Araújo Bezerra e Edivaldo da Silva Fontes.

“O jornalista Danilo Bezerra realiza um trabalho bonito elevando o nome de Padre Marcos para muitos lugares do Brasil e eu entendo ser justo esse requerimento que concede o título de cidadania. O Edivaldo possui essa extensa biografia, é o contador dessa casa desde 1999, uma pessoa de muita responsabilidade, um grande profissional e espero contar com o apoio de vocês” justificou o vereador Antônio Francisco.

Vereador Ronald Martan

Por fim, o vereador Ronald Martan manifestou os requerimentos n° 001/2021 e  002/2021 solicitando ao Executivo a instalação de um redutor de velocidade na rua Joaquim Rodrigues de Macedo, nas proximidades do fórum, e a construção de uma praça pública na comunidade Caraíba, respectivamente.

“Alguns moradores daquela região me solicitaram a necessidade de uma lombada no local que é muito movimentado, possui um fluxo de pessoas muito grande, e que existe o risco de acidentes. Em relação ao outro requerimento, uma praça naquele local vai dar um bom convívio para a população, vai dar uma oportunidade para que as crianças brinquem com segurança e ainda melhora a interação entre a comunidade” disse.

Todos os requerimentos apresentados na sessão foram aprovados pelos presentes por unanimidade.

Vereadora Carla Macedo

A vereadora Carla Macedo fez uso da palavra durante a sessão para tratar sobre a questão do abastecimento hídrico no povoado Riacho do Padre:

“Em relação ao abastecimento de água no povoado Riacho do Padre, uma avaliação mostrou um problema que já ocorre há muito tempo lá, todos os equipamentos de abastecimento que tem lá são muito antigos, possuem diversos problemas e é preciso fazer uma adaptação bem feita. Por isso agradeço a nossa deputada federal Margarete Coelho que abraçou esse problema e com a disposição da Agespisa em breve esse projeto será colocado em prática” disse.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.