Banner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Assistência Social de Padre Marcos realiza carreata de conscientização ao combate à violência contra os idosos

em 30 de junho de 2021

Assistência Social de Padre Marcos realiza carreata de conscientização ao combate à violência contra os idosos

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Padre Marcos realizou na tarde dessa terça-feira, 29 de junho, uma carreata como parte da campanha ‘Junho Violeta‘, em alusão ao mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

O evento teve início às 15h30min quando diversos veículos partiram da sede da Secretaria de Assistência Social e percorreram as principais vias do centro de Padre Marcos.

Estiveram presentes na ação, a Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide, a Secretária de Administração, Thuany Mikaela, a Secretária de Saúde, Maria Lúcia, a psicóloga Vanessa Marques, as assistentes sociais, Socorrinha e Alexandra Modesto, além de técnicos e demais servidores.

Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide

A Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide, enfatizou a importância da data e da proteção dos direitos da pessoa idosa:

“Uma data como o dia 15 de junho nós não poderíamos jamais deixar passar em branco, sendo para algo tão importante que são os nossos idosos, eles que estão numa fase em que são vulneráveis, que mais precisam de atenção e cuidados. E vendo a importância dessa data nós desenvolvemos essa ação de hoje e precisamos continuar trabalhando juntos nisso todos os dias para seguir protegendo os nossos idosos.” enfatizou.

Secretária de Administração, Thuany Mikaela

ASecretária de Administração, Thuany Mikaela, disse que o objetivo da carreata foi chamar atenção e sensibilizar a sociedade padre-marcoense:

“É muito importante levarmos essa mensagem adiante, para sensibilizarmos e mobilizarmos outras pessoas da nossa sociedade, e pensando nisso desenvolvemos essa carreata para chamar a atenção do maior número de pessoas possíveis para essa temática tão presente. E todos nós enquanto disseminadores de informação e formadores de opinião podemos sim sensibilizar outras pessoas. Agradecemos carinhosamente a todos os presentes nessa importante campanha” disse.

Psicóloga Vanessa Marques

A Psicóloga Vanessa Marques destacou que casos de violência contra os idosos são um problema recorrente no município:

“Como esse é o mês voltado a conscientização, ao combate e enfrentamento a violência contra a pessoa idosa, nós pensamos em desenvolver ações que pudessem mobilizar a nossa sociedade em relação a essa temática. Nós já desenvolvemos alguns trabalhos com os idosos e na realidade, percebemos que o objetivo da conscientização deve ir de encontro aos violadores desses direitos e nós unimos forças para chamarmos atenção da comunidade para essa temática. Essa violência é muito recorrente no município, é uma das maiores demandas que nós temos na Assistência Social então precisamos continuar com o nosso trabalho em defesa dessa causa com muita força, alegria e acreditando no que estamos defendendo” falou a psicóloga.

Assistente Social Alexandra Modesto

Por fim, a Assistente Social Alexandra Modesto falou sobre os tipos de violências cometidas contra pessoas da terceira idade e frisou que essa é uma problemática tanto social quanto de saúde pública:

“A violência contra a pessoa idosa é uma temática mundial, tanto que o dia 15 de junho é mundialmente celebrado como o dia de combate a violência contra a pessoa idosa, essa data foi instituída em 2006 pela ONU. Nós sabemos que as agressões, elas não são apenas físicas, são psicológicas, patrimoniais, através da negligência, são inúmeras. Então a Assistência Social juntamente com a Secretaria de Saúde não poderiam ficar de fora dessa problemática, que atualmente é um problema tanto de saúde pública quanto um problema social. No Brasil nós temos legislações como o estatuto do idoso, justamente para punir pessoas que cometem agressões contra os idosos. Envelhecer faz parte do processo de vida dos seres humanos e cabe a nós enquanto sociedade e Poder Público garantir a proteção dos nossos idosos para que elas tenham uma velhice tranquila, saudável e com dignidade.” finalizou a assistente social.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.