Juíza determina suspensão de pesquisa eleitoral irregular do candidato a prefeito pela situação em Santo Antônio de Lisboa
Redação em 02 de setembro de 2024
A juíza Dra. Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, suspendeu uma pesquisa eleitoral divulgada no dia 27 de agosto no município de Santo Antônio de Lisboa. A pesquisa foi realizada pelo JS Portais Comunicação e Publicidade LTDA/ Instituto GP1 de Pesquisa, onde trazia uma amostragem da intenção de votos da população a respeito do candidato pela oposição, Dr.Cleiton Silva (PP) e pelo candidato da situação, Erivaldo Lopes (PT).
De acordo com a sentença, a pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PI-02842/2024, possui irregularidades em seu quesito 17, pois busca associar a imagem e o nome de candidatos ao pleito municipal com a de figuras políticas notórias de âmbito nacional e estadual, como é o caso do Presidente da República, LULA, o Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, e o Senador da República pelo Piauí, Ciro Nogueira.
Deste modo, a pesquisa foi invalidada, porque tinha o intuito de trazer uma polarização existente no campo nacional e estadual para o cenário municipal, o que fere a imparcialidade no momento da obtenção dos dados, levando os entrevistados do município a serem enviesados perante um cenário nacional, fazendo com que as pessoas do município não escolham seus candidatos por meio de avaliação das candidaturas, projetos e planos de governo existentes.
A pesquisa apresentou outra falha, quanto a menção do candidato Dr.Cleiton Silva, que foi nomeado só como Cleiton Silva, uma vez que a sigla “Dr”, já faz parte do seu nome e será utilizado também nas urnas.
VEJA A DECISÃO NA ÍNTEGRA!