BAnner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros
Rede Brasil

Governo vai incluir mais quatro cidades para serem abastecidas pelas águas da adutora Piaus

em 22 de janeiro de 2021

Governo vai incluir mais quatro cidades para serem abastecidas por Piaus

O governo do Piauí vai incluir mais quatro cidades dependentes do abastecimento de água do sistema adutor de Piaus em São Julião – PI. O projeto vai ocorrer em duas fases porque também vai direcionar a água da barragem de Bocaina para abastecer outros dois municípios. A Semar (Secretaria de Meio Ambiente) já prepara a retomada das obras.

A primeira etapa consiste em realizar o direcionamento da água da barragem de Bocaina para Bocaina, Sussuapara e Picos-PI. E a segunda prevê a distribuição da água de Piaus para; Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa-PI. Hoje já são contemplados os municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí.

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, esteve, nesta quinta-feira (21), nos municípios de Bocaina e Sussuapara para visitar as obras do sistema adutor das barragens, e explicou que: “Neste primeiro momento, os engenheiros da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar estão fazendo um levantamento de todo o material que está estocado, verificando a qualidade dos tubos, conexões, borrachas para podermos saber o que já temos e o que falta para dar seguimento ao trabalho”.

O sistema adutor de Piaus foi inaugurado em 2013, tem 111 quilômetros de extensão e é operado pela Agespisa. No início do ano de 2021 tem falhado constantemente na distribuição de água. Falta o líquido ao menos duas vezes por semana nos municípios abastecidos. A assessoria da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A) culpa a equatorial pelo mau fornecimento de energia que, seria a principal causa do problema. A adutora recebeu o investimento de cerca de R$40 milhões, com recursos provenientes do Ministério da Integração através do PAC 2.


Fonte: Notícias da Região

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.