Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom BAnner Governo do Estado
Rede Brasil

Secretaria de Educação de Francisco Macedo abre ano letivo com a I jornada pedagógica

em 24 de fevereiro de 2021

A Secretaria Municipal de Educação de Francisco Macedo está realizandodo entre os dias 23 a 26 de fevereiro a I Jornada pedagógica de 2021. Sob o tema ‘A imersão digital: o prazer de aprender no mundo virtual’ o evento contará com uma série de capacitações para os profissionais da rede municipal de ensino iniciarem o ano letivo.

A I jornada pedagógica iniciou na manhã de terça-feira, 23, com uma oficina para as merendeiras e auxiliares de limpeza da rede municipal. Com o tema ‘a importância da alimentação escolar’, a palestra foi ministrada pela nutricionista Aurileia Paiva.

Já na manhã dessa quarta-feira, 24, os profissionais participaram da palestra ‘O professor e os novos tempos do processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia’, ministrada pela professora Marcianne Morais. Em seguida, houve uma apresentação das atualizações das temáticas da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Participaram da jornada todos os professores e funcionários que compõe o quadro das quatro unidades escolares municipais. U.E.M.Professora Eleuza Maria de Alencar, U.E.M. Joaquim Antão de Carvalho, U.E.M. Abillio José de Almeida e U.E.M. Ananias Maria de Alencar.

Estiveram presentes também o prefeito de Francisco Macedo Adeilson Antão (Novim), o vice prefeito Odair Lopes, a Coordenadora pedagogica da Unidade Escolar Ananias Maria de Carvalho, Marinete, a diretora Nadja da Unidade Escolar Joaquim Antão de Carvalho o professor Erivan Paiva, o presidente da Câmara de Vereadores Adonias Batista, a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia, a Secretária de Educação Reneuda Maria da Silva Alencar, as orientadoras sociais, a nutricionista Aurileia Paiva, a psicóloga Leyse Martins, o chefe de Gabinete Acileide Coutinho, o secretário de administração e financias Carlos Marinho e o secretário de saúde Adenilson Antão.

 

Secretária de Educação, Reneuda Maria

A Secretária de Educação de Francisco Macedo Reneuda Maria discursou durante a abertura da I jornada pedagógica. Em sua fala, a Secretária ressaltou o objetivo de fortalecer a educação no município:

“Estou aberta para aprender, para lidar com os meus colegas que sempre me dei bem nesses dez anos que trabalho na educação, vamos continuar e melhorar o nosso trabalho em todas as áreas possíveis. O momento que estamos vivendo é um momento difícil, o ano de 2020 foi praticamente perdido, e esse ano temos a perspectiva de ser melhor pois já aprendemos a lidar com a situação, vamos nos capacitar pois essa jornada leva em consideração a pandemia, quero dizer que estamos aberto ao diálogo, 99% da lotação dos profissionais foi de acordo com a afinidade, com o concurso e com a formação de cada um, pois quando a gente trabalha com o que sabe e com o que gosta é sucesso para todos. Vamos pedir a Deus que nos abençoe nesse novo ano letivo, eu não tenho dúvidas de que a educação será um sucesso na medida do possível e no estiver ao nosso alcance, tenhamos a consciência de que todos temos o nosso papel pois quem faz a educação não são um ou dois profissionais, são todos, vamos pensar em fazer uma boa educação para o município, para todos” disse a Secretária.

Prefeito Novim

O prefeito Adeilson Carvalho (Novim) também falou aos presentes na ocasião:

“No nosso Governo não irá existir perseguição a ninguém, queremos apenas que cada profissional contribua com o seu trabalho, e que dê o seu melhor e se doe por quê se Francisco Macedo crescer e avançar todo mundo vai crescer junto, mesmo com as dificuldades que o país e a nossa cidade vêm enfrentando, pretendemos avançar em todas as áreas, estamos prontos para dialogar com todos, pois o que queremos é construir uma nova história e fazer o que for melhor pelo município. Que essa jornada pedagógica seja de muito aprendizado para todos, muito obrigado” disse o prefeito.

Presidente da Câmara, vereador Adonias José

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Adonias José reafirmou a disponibilidade de trabalhar em prol da educação:

“Estamos a disposição para trabalhar em conjunto no que estiver ao nosso alcance, temos que cuidar e valorizar as três áreas mais importantes do nosso município, que são a saúde, a educação e a segurança, são as peças fundamentais para Francisco Macedo.” Finalizou.

Durante a tarde, os profissionais da rede municipal foram divididos em três grupos de acordo com a modalidade de ensino. O grupo I participou de uma oficina sobre como trabalhar a educação física no ensino infantil, com o especialista Tarcísio Alves. O grupo II integrou a oficina pedagógica sobre acolhimento de alunos das séries iniciais do ensino fundamental no ensino remoto, com a formadora Luciana Araújo. Já o grupo III compôs a oficina ‘repensar, replanejar e reinventar a educação em novo tempo’ com o formador Nerivaldo Carvalho.

Amanhã (25) a programação contará com mais oficinas tanto no período da manhã quanto da tarde. A semana pedagógica se estende até sexta feira, 26, no último dia os profissionais elaborarão os planejamentos em cada unidade escolar.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.