Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Governo do Estado
Rede Brasil

Prefeitura Francisco Macedo lança projeto “Volta ao novo” em preparação para retorno das aulas presenciais

em 21 de setembro de 2021

A Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início, nesta segunda-feira (20), às atividades do programa “Volta ao Novo”, tendo em vista o retorno das aulas presenciais nas escolas municpais de Francisco Macedo-PI. O objetivo é preparar psicologicamente os profissionais em educação para o novo momento na sala de aula depois de quase dois anos de pandemia.

No auditório da Secretaria Educação, aonde se reuniu os gestores escolares, representantes da Câmara Municipal com a presença do Vereador Adonias José, a Coordenadora na secretaria de saúde Everealda Pereira, o secretário de finanças e planejamento Carlos Marinho, a secretária municipal de educação Reneuda Maria da Silva Alencar, o vice-prefeito Odair Lopes e o prefeito, Adeilson Carvalho (Novim), para uma apresentação do programa.

De acordo com a SME, as atividades do programa serão voltadas para o controle emocional dos alunos, professores e de todo quadro de profissionais das unidades de ensino para o retorno às aulas.

Foto: Mediadora do programa Cristiane

A mediadora do programa, Cristiane.  Destacou sobre o objetivo do projeto. “Quando falamos de competências sócio emocionais, que envolve esse programa, estamos falando das nossas emoções, são habilidades no qual já nascemos, porém é necessário aperfeiçoa-las. E o objetivo desse programa é trazer esse apoio a todos da educação para essas habilidades emoções, para que consigamos desenvolver essa capacidade juntos aos nossos alunos.” Disse a mesma;

Diante de um cenário de insegurança e medo, a comunidade escolar passou a demandar maior suporte no desenvolvimento socioemocional, que fosse levado de maneira intencional e planejada, para apoiá-la a seguir fortalecida nesse momento. Por isso, que junto a importância da união e os apoios nessa nova fase em que a educação vai passar.

Foto: Prefeito Novim

Com isso, o prefeito Novinho falou da importância dos trabalhos realizados pela pasta, nesse momento desafiador para a educação no município. “Agradeço muito o trabalho feito pela secretaria de educação, que todos sabemos ser pasta muito grande e muito complexa, por mexer com muitas pessoas (professores, alunos e pais). Sabemos que esse ano é um ano atípico, as aulas agora que está previsto o seu inicio, mas vejo a importância no qual a secretaria vem conduzindo os trabalhos juntos o todos, não se faz só educação com professores é necessário todo um conjunto, e se todos a sociedade se unir, iremos conseguir!” Disse o prefeito.

Secretária de educação Reneuda Maria.

Em fala, a secretária de educação Reneuda Maria, explica a necessidade de projeto como esse para a melhoria da educação no município, “O Programa Volta ao Novo traz um apoio no emocional de grande importância para os nossos profissionais da Educação . Essa Macrocompetencia hoje apresentada ” Autogestão ” colabora para um melhor desenvolvimento do ensino aprendizagem do nosso alunado. Assim como as demais Macrocompetencias.” destaca a secretária.

Foto: Secretário Carlos Marinho

Segundo o secretário Carlos Marinho, é necessário que todos que fazem parte da educação, possa endenta como funciona as questões financeiras que envolve a pasta: “Quanto custa a educação? É preciso entender quanto sobre esse tema, quantos questionam, mas quem de fato conhece? Na verdade a analise financeira não tem o intuído de falar algo, mais fazer uma reflexão sobre os gastos dos recursos de forma certa e estratégica. Como por exemplo, o fato fato do dinheiro da educação, não sair da propina educação, no caso dos alunos. Por isso, a importância o cuidado maior com esses recursos.” afirmar ele.

Veja Mais Sobre o Projeto Volta ao Novo

O Volta ao Novo em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação ofereceu apoio às secretarias estaduais para que multiplicassem informações e práticas sobre as competências socioemocionais, ressaltando sua importância para o acolhimento da comunidade escolar diante dos possíveis efeitos do isolamento social no bem-estar de estudantes e educadores.

Lançada em julho de 2020, a iniciativa abordou as cinco macrocompetências trabalhadas nas iniciativas do Instituto e consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno: resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com o outro e autogestão. Ao todo, 26 secretarias de Educação aderiram ao programa, que contou com apoio financeiro da BRK Ambiental.

Na primeira fase, em 2020, cada secretaria indicou até dois técnicos, que participaram de encontros online com os especialistas do Instituto, e depois puderam multiplicar as informações na rede de ensino. Para envolver e sensibilizar também professores e famílias, o Instituto transmitiu cinco lives, uma sobre cada macrocompetências socioemocional, e disponibilizou materiais de apoio com dicas práticas para o desenvolvimento intencional de competências socioemocionais de professores e estudantes. Confira os materiais abaixo.

Em uma segunda fase do programa, em 2021, novamente com aporte da BRK Ambiental, o Instituto apoiou diretamente o desdobramento das ações formativas nas redes de ensino de Alagoas, Goiás, Minas Gerais e Tocantins. As ações diretas visaram garantir o aprofundamento temático das competências socioemocionais de forma planejada nas escolas.

Ainda em 2021, os representantes das redes estaduais serão convidados a participarem de novos encontros on-line, com o objetivo de compartilhar experiências e desafios e fortalecer o grupo, por meio do acompanhamento do desdobramento dos planos de ação do cascateamento do conhecimento compartilhado em 2020, na primeira fase.

Fonte: Redação do Portal Piauí em Foco/ Com informações do Site institutoayrtonsenna.org.br

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.