Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Educação de Francisco Macedo realiza 1ª formação do programa Pro-Alfabetização na idade certa

em 04 de novembro de 2021

A prefeitura de Francisco Macedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (03) na sala de reuniões da SME, a apresentação e formação do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa no município.

O encontro contou com professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino assim como também a equipe técnica e gestora da Secretaria de Educação. 

A equipe municipal é composta por um Coordenador Municipal, Antonio Marcos de Sousa Rodrigues, e duas Formadoras Municipais, sendo uma da Educação Infantil, Marisa Maria da conceição Delfino, e dos Anos Iniciais 1º e 2º Ano, Seomária Julia de Lima.

A ação é uma das diversas iniciativas adotadas pela Pasta, sob a gestão do prefeito municipal Adeilson Carvalho (Novinho) para contribuir com o desenvolvimento da educação municipal.

Coordenador Antônio Marcos

O coordenador Municipal apresentou o programa Pro Alfabetização, mostrando os objetivos do programa e as atribuições dos gestores escolares dentro do programa, expondo a importância das avaliações externas como indutoras para o planejamento das ações educacionais de gestores municipais, escolares e professores. Colocando também a importância do programa no processo de alfabetização na idade certa, já que os munícipios sofreram com o impacto da pandemia e a desaceleração de algumas atividades que já estavam em andamento.   

“É com muita alegria que começamos mais um ciclo no nosso município agradeço a colaboração de todos os professores e gestores pelo empenho e por sempre buscar novos conhecimentos para a prática em sala de aula, junto iremos fazer um bom trabalho e juntos vamos alcançar novas metas e o principal, alfabetizar nossas crianças na idade certa.” disse o Coordenador Municipal do Pro Alfabetização, Antonio Marcos.

Secretária de Educação, Reneuda Alencar

A Secretária Municipal de Educação, Reneuda Maria da Silva Alencar, falou sobre a importância do programa nesse momento atípico em que estamos vivendo, falou também de que sempre priorizou a alfabetização na idade certa desde o dia em que assumiu a sua pasta.

Irei juntamente com o coordenador e as formadoras do Pro Alfabetização dar todo apoio e suporte necessários aos professores do ciclo de alfabetização e da educação infantil. Agradeço a todos os professores e gestores pela colaboração e empenho de todos e juntos iremos fazer um bom trabalho no processo de alfabetização de nossas crianças, sempre buscando melhores resultados e recursos para o nosso município.” disse a secretária de Educação,  Reneuda Maria de Alencar. 

A formação ficou por conta da formadora Seomaria Júlia de Lima que explicou sobre as Habilidades e competências a serem trabalhadas pelos professores em sala de aula, mostrando exemplos e formas de trabalhar com os métodos proposto pelo programa, abrindo espaço para que os professores colocassem suas experiências e desafios encontrados em sala, a formadora também explicou a importância da BNCC e a forma como seria trabalhada pelos professores dentro do programa.   

“Grata a Deus por todas as oportunidades e crescimento em minha vida, a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal pelo apoio, aos professores ao qual estão inseridos no programa. Aos meus colegas do Programa.   Falar sobre o programa é simples, pois Alfabetização e Letramento têm como foco dar oportunidade, valorização e incentivo a prática pedagógica.  A atuação do Programa tende a oferecer ao aluno um aprendizado, além do aprimoramento, o convívio com as crianças. Serve também como incentivo para o futuro desenvolver na criança o gosto pela leitura e escrita.” disse a Formadora do programa, Seomária Julia de Lima.

A formação também contou com a formadora da Educação Infantil, que falou sobre as expectativas do programa de tão grande importância para o município.

Quero dizer que estarei comprometida com o programa e com vocês professores no desenvolvimento das atividades propostas pelo Pro Alfabetização, estarei sempre a disposição para auxilia-los em tudo que for preciso.” disse Marisa Maria da Conceição Delfino, Formadora Municipal. 

Veja imagens! 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.