Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom BAnner Governo do Estado
Rede Brasil

Câmara municipal de Francisco Macedo realiza sessão ordinária; 04 projetos de leis e 10 requerimentos são aprovados

em 17 de abril de 2021

Câmara municipal de Francisco Macedo realiza sessão ordinária; 04 projetos de leis e 10 requerimentos são aprovados

A câmara municipal dos vereadores de Francisco Macedo realizou no plenário Vereador Edmar Antão de Carvalho na noite dessa sexta-feita, 16 de abril, mais uma sessão ordinária da 7ª legislatura. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Adonias José.

Na pauta estiveram 04 projetos de leis enviados pelo Poder Executivo, através do Prefeito Adeilson Carvalho – Novim, para apreciação e votação na Câmara. Além disso, 10 requerimentos foram apresentados.

Todos os projetos e requerimentos foram aprovados por unanimidade na sessão que contou com a presença dos 09 vereadores.

Projeto de lei n° 013/2021, enviado pela Prefeitura Municipal, autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento público, no valor de R$ 45.000,00 para aquisição de um terreno na área urbana no qual será construída uma unidade escolar. Já o projeto de lei n° 014/2021 cria o incentivo variável por desempenho de metas dos servidores da Estratégia de Saúde da Família, que atuam no programa Previne Brasil.

Além desses, o Executivo encaminhou também o projeto de lei nº 015/2021 que autoriza a aquisição de um terreno com área de 50.000,00 m2 para contrução de uma unidade escolar. E oprojeto de lei nº 016/2021 que autoriza a compra de um terreno para contrução de uma quadra esportiva coberta e equipada com vestiários, na unidade escolar Abílio José de Almeida.

Mesa diretora da Câmara


A Vereadora Lorena Alencar apresentou 04 requerimentos ao Poder Executivo, ela solicitou uma limpeza no mirante de São Francisco e uma  reforma em suas instalações elétricas. A vereadora solicitou também o conserto do portão do reservatório de água de abastecimento da zona urbana de Francisco Macedo.

Além da limpeza do mirante de São Francisco, a vereadora solicitou a limpeza de mais dois prédios públicos: o estádio de futebol Pedro Francisco Delfino e do Matadouro público. Lorena Alencar solicitou por fim que o Poder Executivo adote medidas urgentes para prevenir e conter o avanço da dengue no município: como visitas aos locais de proliferação, utilização do carro fumacê e o reforço de medidas educativas para a população.

Vereadora Lorena Alencar

A Vereadora Lorena Alencar usou a tribuna para explicar e justificar os seus requerimentos:

“Sobre a questão das limpezas dos prédios públicos, é necessária pois ajuda a eliminar o foco de proliferação dos mosquitos da dengue, então precisamos tomar esse cuidados para evitar mais danos. No que se refere ao mirante de São Francisco, ele está totalmente danificado e colocando em risco as crianças e as pessoas que visitam, então nós precisamos dessas reformas”


Vereadora Maria de Denir

A Vereadora Maria Rodrigues de Macedo (Maria de Denir) apresentou 03 requerimentos, um deles solicitando que seja enviado pelo Poder Executivo um projeto de lei que regulamente a redução para 30 horas semanais da jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

A vereadora pediu também que o Executivo envie um projeto de lei que crie o plano de Cargos e carreiras para os profissionais da Saúde.

Maria de Denir ainda solicitou a construção de uma academia pública, localizada em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação.


Vereador Marciel Silva

Já o vereador Marciel Silva solicitou na sessão a construção de dois novos postinhos de saúde para atendimento à população na zona rural, um deles localizado na localidade Comboeiro I e o outro na localidade Lajedo.


Vereador Osailton Lopes

O vereador Osailton Lopes também apresentou requerimentos nos quais também pede a revitalização do mirante de São Francisco, justificando que o ponto turístico do município se encontra abandonado há muito tempo e necessitando de reparos. O vereador solicitou também a construção de uma praça pública em frente a Secretaria Municipal de Educação.

Vereador Domingos Diniz

O vereador Domingos Diniz também discursou aos presentes no plenário. Ele ressaltou o projeto de lei n° 016/2021.

“Quero falar um pouquinho sobre o projeto dessa quadra esportiva lá no Retiro, do colégio Abílio José de Almeida. Esse seria um grande incentivo esportivo e é uma grande satisfação propormos isso, eu juntamente com o vereador Paulo Costa e o vereador licenciado Kassiomar Antão, fizemos esse requerimento e estamos aguardando os recursos para serem destinados a essa obra de grande importância. Gostaria de parabenizar os meus colegas, a Câmara está de parabéns pelos requerimentos apresentados hoje, todos estão muito bons” disse.


Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.