Banner topo – Armazém do povo Banner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

FM; Saúde, Educação e Assistência Social realizam Palestra de prevenção ao suicídio alusivo ao setembro amarelo!

em 25 de setembro de 2021

Na tarde da última terça-feira, 21 de setembro de 2021, o psicólogo Anderson Sousa ministrou uma palestra alusiva ao setembro amarelo, mês em que se trabalha a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. O momento contou com a temática “O amor é o elo que une todos nós”. O evento teve início com a fala da coordenadora de saúde do município Everalda Pereira, que deu as boas-vindas aos presentes e em seguida cedeu o espaço ao psicólogo que abordou a temática sob quatro questionamentos: o que leva alguém a tirar a própria vida? Quais sinais e sintomas para ficar atento? Como intervir? É possível fazer algo além dessa intervenção?

Estiveram presente: Adenilson Carvalho secretário de Saúde, coordenadora de saúde do município Everalda Pereira, Reneuda secretária de Educação, Ana Claudia secretária de Assistência Social, Ester Damares coordenadora do CRAS, conselheiros tutelares, as vereadoras Maria de Denir e Lorena Alencar.

O Psicólogo Anderson em sua fala demonstrando que a grande maioria das vítimas (cerca de 90%) sofre com algum transtorno psicológico, com predomínio de pensamentos negativos (sobre si, os outros e o futuro), que podem culminar em ideação, planejamento e tentativas de suicídio. Aos familiares, amigos e profissionais, foi salientado a sensibilidade a essas mudanças e a possibilidade de intervenção através de uma escuta acolhedora e busca de ajuda profissional adequada. Por fim, o Psicólogo enfatizou a importância de todos os presentes cuidarem de si mesmos, valorizando e reconhecendo suas qualidades pessoais, das pessoas que amam, além de praticar constantemente um parâmetro eficaz apontado pela psicologia positiva: a gratidão.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.