Banner Estado – Cuidados com a dengue Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Família descobre que corpo de idosa foi trocado na hora do velório no Piauí

Sérgio Carvalho, neto da idosa, explicou como tudo aconteceu e disse que vai buscar a Justiça por conta do constrangimento passado. Após a confusão e o transtorno, o erro foi corrigido e o velório de Júlia Maria aconteceu.

em 22 de agosto de 2019

O corpo da idosa Júlia Maria da Conceição Sousa, de 100 anos, foi trocado ao deixar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, Zona Leste de Teresina, nessa quarta-feira (21). A família descobriu a troca apenas na funerária onde aconteceria o velório. A funerária informou que o corpo foi liberado da UPA sem a presença de um familiar da idosa. A Fundação Municipal de Saúde informou que vai investigar o caso.

Sérgio Carvalho, neto da idosa, explicou como tudo aconteceu e disse que vai buscar a Justiça por conta do constrangimento passado. Após a confusão e o transtorno, o erro foi corrigido e o velório de Júlia Maria aconteceu.

“Minha avó faleceu às 13h50, fizemos os procedimentos legais e nos dirigimos à funerária. Os trâmites foram feitos e a funerária foi buscar o corpo. Quando chegamos, a funcionária foi pedir pra confirmar se era ela, aí veio a surpresa. Não era o corpo da minha avó”, relatou.

Ele disse que buscou a direção da unidade de saúde foi informado que nem a diretoria e nem a UPA tinham responsabilidade sobre o ocorrido.

“Ela [a diretora] disse ainda que se eu quisesse, eu que buscasse meus meios de reclamar, porque ela não podia fazer nada”, afirmou o neto.

Sérgio declarou que a situação causou profunda dor e constrangimento à família.

“Não apenas a dor, mas o constrangimento de você esperar o corpo de um ente querido e chegar uma pessoa desconhecida. Isso causa uma dor imensurável”, disse.

Leia a íntegra:

Sobre o fato ocorrido envolvendo a UPA do bairro Satélite, Zona Leste, a Pax União informa que prestou atendimento prévio à família, que aguardou nas dependências da funerária pela remoção do corpo do necrotério da UPA do Satélite. Todo o procedimento de liberação foi realizado pelos profissionais da referida unidade de saúde, sem a presença dos familiares para reconhecimento legal e foi reconhecido pelos familiares antes do procedimento de preparação, medida de segurança adotada em todos os atendimentos. O corpo foi reencaminhado para a UPA do Satélite para que fossem tomadas as providências de reparação pela unidade de saúde. A Pax União reitera o compromisso com o bem estar dos seus clientes.

Fonte: G1 PI