Banner Estado – Cuidados com a dengue Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Em Francisco Macedo, Saúde anuncia mobilização da campanha “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama

Aderindo ao movimento mundial 'Outubro Rosa', que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura de Francisco Macedo, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, vai promover na manhã deste sábado (7) um grande evento alusivo a campanha.

em 06 de outubro de 2017

Banner Divulgação

Aderindo ao movimento mundial ‘Outubro Rosa’, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura de Francisco Macedo, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, vai promover na manhã deste sábado (7) um grande evento alusivo a campanha.

A partir das 7:30 da manhã, na ‘Feira Livre Municipal’, em frente ao mercado público, a equipe da Saúde e do NASF local estará realizando, junto as mulheres, exames de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, verificação de peso e altura (IMC), e sobretudo, orientando as participantes quanto as questões que envolvem o câncer de mama, indicando procedimentos de identificação, como o autoexame, e também de prevenção, tanto a esta doença quanto a outros problemas crônicos que afetam a saúde da mulher.

HISTÓRIA DO OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Obelisco do Ibirapuera. (Foto: Reprodução)

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 Mmdc , o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa. (outubrorosa.org.br)

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.