Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Armazém do povo BAnner Governo do Estado
Rede Brasil

Câmara dos Vereadores de Padre Marcos aprova 08 projetos na última sessão da 14ª legislatura

em 19 de dezembro de 2020

Câmara dos Vereadores de Padre Marcos aprova 05 projetos na última sessão da 14ª legislatura

A Câmara Municipal dos Vereadores de Padre Marcos realizou na noite desta sexta-feira, 18 de dezembro, três sessões que finalizaram os trabalhos da 14ª legislatura. Na pauta da última sessão ordinária de 2020 esteve a análise de 08 projetos de leis.

Estiveram presentes o presidente da Casa, vereador Irmão Adão (PSD), vereador Manoel Francisco ‘Neli’ (PSD), o vice-presidente vereador Bonifácio Dias (PSD), o primeiro secretário Antônio Chiquinho (PSD), o segundo secretário, vereador Iranildo Francisco (PSD),  vereador Antônio Neto (PSD), vereadora Emanuela Conrado (PSD), vereador Williams Macedo (PP) e o vereador GG Macedo (PP).

Confira os 08 projetos de leis que foram submetidos a aprovação!

  • O projeto 003/2020 de 16 de março de 2020 de autoria do executivo municipal, que, “Altera a Lei municipal nº 470/2010, promulgada em 04 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a estrutura administrativa do Poder Executivo de Padre Marcos. O objetivo do projeto foi criar a Secretaria Municipal de desenvolvimento e Empreendedorismo e a ouvidoria geral do Município.
  • O Projeto de Lei nº 005/2020, que “Modifica a alínea V, do art. 58 e o § 2º do art. 58 da Lei Municipal Nº 566/2017, de 9 de junho de 2017 que dispõe sobre a Criação do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Padre Marcos no Estado do Piauí e adota outras providencias.
  • O Projeto de Lei 010/2020 no qual autoriza o Executivo a abrir um crédito adicional especial no valor de R$ 21.000,00 no orçamento geral do município, conforme a Lei n° 647/2019. Este crédito teria a finalidade de suprir encargos da Secretaria Municipal de Administração, do Fundo Municipal de
    Saúde e do FUNDEB.
  • O Projeto de Lei 011/2020, que  autoriza o Executivo na abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 15.000,00 conforme a lei Orçamentária Geral do Município. O crédito adicional servirá para suprir encargos da Secretaria Municipal de Administração.
  • O projeto de lei 012/2020, no qual concede reajuste salarial aos cargos de Assistentes Sociais, Psicólogos e enfermeiro no âmbito da prefeitura municipal de Padre Marcos-PI e dá outras providências.
  • • O projeto de lei nº 03 de 20 de novembro de 2020, de autoria do vereador Adão José da Silva, que altera a Lei n° 492/2011 que instituiu o feriado municipal do ‘Dia do Evangélico’ e dá outras providências.
  • • O projeto de Lei nº 01/2020 que “Nomeia oficialmente de MINERVINA GLÓRIA DE MACÊDO, o residencial na localidade Cantinho, estrada para o Povoado Riacho do Padre, Padre Marcos-PI e dá outras providências”.
  • • O projeto de Lei nº 07/2020 que Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Padre Marcos para o Exercício de 2021.

Os vereadores encerraram a análise dos projetos e após uma pequena pausa nos trabalhos deram início a 22° sessão extraordinária para votarem os referidos projetos novamente. Todos eles foram aprovados por unanimidade.

Logo em seguida, a Câmara Municipal de Padre Marcos iniciou a sessão solene de encerramento dos trabalhos de 2020. Estiveram presentes o prefeito Valdinar Silva, a primeira-dama Edilene Silva, o procurador e ex-prefeito Dr. Raimundo Vieira, a ex-vereadora Ana Meire, o advogado Roberval Conrado Lima, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Dr. Waldemar Neto, a vereadora eleita Carla Macedo (PP), a engenheira civil do município Williane Kelly, a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Gracirlene Perpétua e demais cidadãos que foram prestigiar as sessões.

Após um recesso natalino, a Câmara Municipal de Padre Marcos se reunirá novamente no dia 31 de dezembro às 23h00min para eleger a nova mesa diretora e dar início aos trabalhos da próxima legislatura.

Em seus discursos aos presentes no plenário, os vereadores destacaram a harmonia do trabalho feito nestes últimos quatro anos. Os parlamentares mencionaram também os prejuízos causados pela pandemia mundial da covid-19, lamentaram as mortes de vítimas da doença e reforçaram a necessidade de ainda seguir as orientações de biossegurança e distanciamento social.

Prefeito Valdinar Silva

Após saudar a todos os presentes, o prefeito de Padre Marcos Valdinar Silva usou a sua fala para agradecer aos parlamentares pela parceria:

“Eu quero agradecer a essa parceria do Executivo com o Legislativo. A forma como o nosso presidente Irmão Adão conduziu esta Casa nesses últimos dois anos, na questão de projetos, requerimentos, orçamentos, votações, na qual muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Parabenizo a Câmara em nome do vosso presidente vereador Irmão Adão. Esta casa simboliza que o trabalho sério, eficaz faz com que as coisas aconteçam, as coisas estão andando mesmo com a pandemia e com as dificuldades. Desejo um natal abençoado a todos vocês, este que será um natal diferente por conta da pandemia desse vírus, então é importante nos cuidarmos, desejo também um feliz ano novo cheio de alegrias a todos vocês” falou o prefeito Valdinar Silva.

Presidente da Câmara, vereador Irmão Adão

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Irmão Adão, fez o seu discurso de encerramento agradecendo a todos os vereadores e ao prefeito Valdinar Silva:

“Nós queremos aqui agradecer aos nossos colegas vereadores por estar aqui conosco nos dando suporte, nos ajudando, todos aqueles que tiveram aqui nestes últimos quatro anos. Nesta oportunidade, quero parabenizar ao prefeito Valdinar Silva pela forma que tratou o legislativo, sempre presente nesta, parabéns pela gestão, pela forma que conduziu o município. Quero agradecer a cada um, cada homem, cada mulher que está aqui presente, quero agradecer ao Portal Piauí em Foco na pessoa do irmão Cleidiano Henrique. A nossa mensagem é de gratidão, desejo um bom natal cheio de realizações, saúde e harmonia a todos, e peço a Deus que nos conduza para 2021 e que o ano seja bem melhor do que 2020” disse o vereador Irmão Adão.

Vereador Manoel Francisco

O vereador Manoel Francisco (Neli), vice presidente da Câmara se despediu dos colegas que não foram reeleitos e  também parabenizou o prefeito Valdinar Silva:

“Não dá pra reeleger todos, a gente fica entristecido pois 04 colegas irão sair, mas agrademos pois 04 colegas novos virão para trabalharmos em harmonia. Parabenizo o prefeito Valdinar Silva pelo seu trabalho, homem corajoso e humilde, e que acima de tudo trabalha para todos, sem distinção e peço que lhe continue dessa mesma maneira” declarou o vereador Manoel Francisco.

Vereador Bonifácio Dias

O vereador e primeiro secretário Bonifácio Dias usou suas palavras para agradecer aos demais:

“Quero agradecer a Deus pelo final de mais uma legislatura, agradeço aos demais colegas nobres vereadores pela colaboração nestes anos, agradeço aos senhores e peço desculpas pelas cobranças eexigências, legislar é isso, estamos aqui para analisar, apreciar e debater o que é melhor para o nosso município e foi isso isso que fizemos” pontuou Bonifácio Dias.

Vereador Antônio Chiquinho

O vereador e segundo secretário Antônio Chiquinho fez um balanço de 2020, último ano da 14ª legislatura:

“Este ano foi um ano atípico, mesmo assim nós desenvolvemos bem o nosso trabalho, com sessões virtuais e também presenciais. Então nós finalizamos essa legislatura cumprindo o nosso papel sempre com muito respeito. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que me conduziram novamente para mais um mandato” disse Antônio Chiquinho.

Quatro parlamentares não foram reeleitos para o quadriênio de 2021 – 2024; foram eles, a vereadora Emanuela Conrado, os vereadores Antônio Neto, GG Macedo e Williams Macedo. Em seus discursos, os vereadores agradeceram pelos quatro anos de seus mandatos e se despediram dos demais colegas:

Vereadora Emanuela Conrado

“Eu só tenho que agradecer, os dois mandatos nos quais eu estive aqui eu aprendi muito com os meus colegas. Irei dar continuidade ao meu trabalho, agradeço aos meus 300 votos com muitos amor e muito carinho, para mim eu não perdi, eu não me considero uma pessoa derrotada e perdida. Agradeço ao presidente por esses dois anos de harmonia, e desejo aos novos eleitos uma boa gestão nestes próximos 04 anos” disse a vereadora Emanuela Conrado.

Vereador Antônio Neto

“Quero agradecer ao prefeito Valdinar Silva pelo seu trabalho em prol do município. Nestes 04 anos em que estive aqui nunca causei nenhum impedimento a um projeto que beneficiasse o município, nem quando era oposição, eu agradeço a todos por estes quatro anos, muito obrigado!” Falou aos presentes o vereador Antônio Neto.

Vereador GG Macedo

“Sou muito grato por ter sido eleito em 2016 para representar o povo de Padre Marcos. Nós sabemos que ser vereador é ser o para-choque da cidade, pois todos os problemas caem antes nos vereadores antes de chegar ao Executivo, e o povo do nosso município é muito sofrido, mas é um povo muito acolhedor e que entende que nem tudo somos capazes de resolver. Fazer oposição não é fácil, mesmo sendo de oposição jamais barrei qualquer projeto que fosse beneficiar a cidade nem que prejudicasse o Executivo. Sempre estimulei que a população acompanhasse o trabalho desta casa, mas infelizmente o povo não envergou dessa forma. Só quero parabenizar aos colegas reeleitos e aos novos vereadores que estarão chegando. O meu trabalho vai continuar” disse GG Macedo.

Vereador Williams Macedo

“Este é um momento de gratidão. Quero parabenizar e dar as boas-vindas aos novos vereadores eleitos, foi uma honra nesses 24 anos dentro da política que eu tenho, eu saio da Câmara com a cabeça erguida, com o dever cumprido, sem nenhum tipo de perseguição, passei por dois mandatos e isso é muito bom porque o nosso município só ganhou com uma Câmara em harmonia. Parabéns aos vereadores reeleitos, eu desejo sucesso tanto ao Executivo quanto ao Legislativo nesses próximos 04 anos” finalizou o vereador.

Após o término dos trabalhos a presidência da Câmara de Padre Marcos realizou uma distribuição de brindes aos vereadores em um jantar de confraternização No Bar e restaurante do Neto, às margens da Barragem do Estreito. Estiveram presentes os parlamentares, autoridades, convidados e servidores.

Confira imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.