BAnner Governo do Estado Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

ALEGRETE | Família Araújo Sousa celebra com grande festa os cem anos de Amélia Isabel, a ‘Neguinha’

em 11 de outubro de 2019

 

Ao final da tarde da última quinta-feira (10), a tradicional família Araújo Sousa celebrou com grande festa o centenário sua matriarca, Amélia Isabel de Araújo Sousa. O evento foi realizado na localidade Baraúnas, na zona rural de Alegrete do Piauí, sendo iniciado com missa solene celebrada pelo padre Antônio Ismael de Holanda.

De origem humilde, ‘Neguinha’, como é carinhosamente chamada, carrega em sua história os traços de uma mulher batalhadora. Lutou como agricultora, costureira e, sobretudo, uma exímia dona de casa. Cozinhava à lenha, fazia crochê, uma mulher muito religiosa, sempre com seus oratórios e diversas imagens de santos por toda sua casa. Segundo os familiares, até os 98 anos de idade, caminhava todos os domingos de sua casa até a sede de Alegrete, cerca de 2km.

Filha de Isabel e Martinho, Amélia Isabel nasceu em 10 de outubro de 1919, na localidade onde cresceu e reside até os dias atuais. ‘Neguinha’ teve 8 irmãos: Antônia, Maria, Josina, Ângelo, José, Francisco, Cesário e João.

Casou-se aos 19 anos de idade com Manoel Joaquim de Sousa, com quem teve 11 filhos: Marina, Francisca (Tutuca), Maria das Graças (Gracinha), Maria Concebida (Bibida), Maria, Elismar, Maria Elisabeth (Beta), Adália, José (Dedé), Luís e Joaquim.

Hoje, possui 36 netos, 55 bisnetos e 8 trinetos, além de sobrinhos, sobrinhos-netos e demais familiares dos quais muitos vieram de outros estados, como São Paulo, para festejar essa honrosa oportunidade de centenário. Em vídeo, familiares presentes e distantes destinaram mensagens de amor, orgulho e alegria pela ocasião.

A todos, ‘dona Neguinha’ repassa seus exemplos e ensinamentos, além do legado de carinho enquanto esposa, mãe e avó.

O evento foi prestigiado por autoridades como o prefeito Márcio Alencar, o vereador Eramos Araújo, o vereador Lucemberg Alencar, o secretário de Obras José Araújo Lima (Boxote), dentre outros.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.