Banner topo – Armazém do povo BAnner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

Prefeitura de Alegrete realiza caminhada de abertura do programa ‘Busca Ativa Escolar’

em 21 de julho de 2021

A prefeitura municipal de Alegrete do Piauí realizou na manhã dessa quarta-feira, 21, a caminhada de abertura do programa ‘Busca Ativa – Fora da Escola Não Pode!’. A iniciativa pretende ajudar a combater a exclusão e a evasão escolar em consequência da pandemia de Covid-19.

A concentração da ação, foi em frente a sede da secretaria de educação. De lá, a caminhada partiu até a Câmara dos Vereadores e logo depois percorreu as principais ruas do centro da cidade e dos bairros Bela Vista e COHAB.

Estiveram presentes na atividade, a prefeita Lila Alencar, a Secretária de Educação Regina Célia Maia, a Secretária Municipal de Assistência Social Ariane Santos, a Secretária de Saúde Ana Carla Bezerra, os servidores das respectivas Pastas e demais participantes.

Prefeitura de Alegrete realiza caminhada de abertura do programa ‘Busca Ativa Escolar’

Em Alegrete, o Busca Ativa reúne representantes de diversas áreas sociais e Secretarias Municipais para fortalecer a rede de atuação do programa. Dentre elas, integram membros da Administração; Saúde; Educação; Assistência Social; do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).

A programação da campanha seguirá com ações até o dia 30 de julho.

Como parte das atividades, a Educação realizará a captação de alunos evadidos com visitas in loco nas residências da zona urbana e rural e o Dia D do Busca Ativa Escolar que encerrará as atividades.

Secretária de Educação Regina Célia Maia

A Secretária de Educação Regina Célia Maia agradeceu aos presentes na ocasião e fez um apelo a sociedade alegretense para que contribua na luta contra a evasão escolar:

“Hoje tivemos uma manhã muito produtiva, pois é muito importante esse projeto da Busca Ativa. Agradecemos a todos que se fizeram presentes aqui hoje, a todos os professores, coordenadores e profissionais que se interessam e lutam pela educação do nosso município. Podem ter certeza que toda a nossa luta terá uma recompensa quando vermos voltarem para a escola os nossos jovens, as nossas crianças e os mais velhos que não tiveram oportunidades. Teremos um resultado satisfatório. A escola é um lugar certo para formar um cidadão, então peço a todos, não deixem ninguém fora da escola, convoque o seu vizinho, a sua vizinha. Comunique as nossas Secretarias quando souberem de algum aluno evadido ou aqueles que ainda não se matricularam” falou.

Secretária Municipal de Assistência Social Ariane Santos

A Secretária Municipal de Assistência Social Ariane Santos destacou a importância da iniciativa tanto para os estudantes como para os seus responsáveis:

“É um prazer estarmos em parceria nessa ação intersetorial, pois a busca ativa é uma estratégia já muito utilizada em todos as políticas municipais de proteção, dessa vez em parceria com o Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes e o Conselho Tutelar, a Assistência Social busca integrar as equipes tanto para resgatar os direitos das crianças na volta às escolas como fortalecer as famílias nesse processo difícil, nesse novo formato de educação. Vamos mapear e garantir que essas crianças tenham direito pois nesse momento as famílias precisam serem orientadas e as crianças terem os seus direitos garantidos” disse a Secretária.

Secretária de Saúde Ana Carla Bezerra

A Secretária de Saúde Ana Carla Bezerra falou do trabalho realizado pela Pasta que contará com o auxílio dos agentes comunitários de Saúde:

“Para nós é um prazer trabalhar em parceria com as ações da Assistência e da Educação. Nessa iniciativa em questão nós trabalhamos com os nossos agentes de saúde, pois eles funcionam como porta de entrada até esses alunos que estão fora da escola e a gente busca incentivar por sabermos que o meio escolar é um ambiente saudável para as crianças e adolescentes se desenvolverem” declarou.

Prefeita Lila Alencar

A Prefeita Lila Alencar deu início a caminhada falando sobre a satisfação pela ação desenvolvida:

“É uma honra estar aqui como vocês e juntos nessa oportunidade de trabalhar pela nossa cidade. A busca ativa para os que estão fora da escola é uma estratégia composta por uma metodologia social, e uma ferramenta tecnológica disponibilizada para os Estados e municípios, e através disso nós almejamos obter êxito e cada vez mais conquistas para o nosso município” finalizou.

Veja imagens!

 

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados *

*