Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros BAnner Governo do Estado Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Em Alegrete do Piauí, prefeita Lila Alencar entrega sementes para agricultores do município

em 20 de janeiro de 2021

A Prefeitura de Alegrete do Piauí, na gestão da prefeita Lila Alencar (PT) – ‘Juntos Somos Mais Fortes’ realizou na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro, a entrega de sementes de milho, feijão e brotos de Palmas para cerca de 55 agricultores do município. Os insumos foram adquiridos através da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo Estadual.

A distribuição das sementes é um compromisso social herdado da gestão do ex-prefeito Márcio Alencar (PT) e antecede o período chuvoso, buscando contribuir para o desenvolvimento econômico das famílias que dependem da agricultura de subsistência em Alegrete.

Para a prefeita Lila Alencar (PT) a entrega representa o princípio do trabalho de sua gestão na área da agricultura:

“Esse é um pontapé inicial para o nosso trabalho em prol da agricultura no município de Alegrete do Piauí, é uma pequena contribuição para os agricultores da nossa cidade e queremos como já frisamos durante a campanha, dar continuidade ao trabalho do ex-prefeito Márcio Alencar que tanto trabalhou pelo povo do município. E é nesse intuito que estamos aqui, hoje é uma pequena parcela, com os 55 agricultores beneficiados, mas sabendo que é apenas o início” disse a prefeita.

O vice-prefeito Manoel de Zé Pedro também esteve presente na entrega e ressaltou o objetivo de expandir a distribuição nos próximos anos:

“Isso mostra e demonstra o sentimento de humildade que a nossa gestão está tendo com essa classe que deve ser valorizada, que são os agricultores do nosso município. Isso foi uma pequena contribuição, mas é de coração e esperamos nos próximos anos podermos atender ainda mais famílias com essa boa vontade e garra que iremos continuar na nossa administração.” Falou o vice-prefeito.

Além da entrega das sementes, o Secretário de Agricultura Júnior Pereira de Sousa aproveitou a ocasião para anunciar novidades para esse início de gestão.

A pasta da agricultura no município contará agora com a instalação dos órgãos INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o fornecimento de documentação DAP (Declaração de aptidão ao Pronaf).

Além disso, o Secretário informou a parceria com o engenheiro agrônomo Rafael Lustosa no qual auxiliará na formação de linhas de créditos financeiros para os agricultores de Alegrete.

Segundo informações do engenheiro agrônomo Rafael Lustosa, os agricultores familiares e de grande porte serão atendidos em um escritório localizado na cidade de Picos. As linhas de financiamento buscam ajudar os agricultores que possuem o Dap-Variável, através do Banco do Brasil e sem hipotecamento de terra. Além disso, os agricultores contarão com linhas de investimentos e custeio do Banco do Nordeste para aquisições de animais de criação e insumos rurais.

Secretário de Agricultura Júnior Sousa

“Temos que ter coragem para buscarmos parcerias que nos ajudem no desenvolvimento, e é isso que irei fazer na pasta da Agricultura. Somos uma gestão de pessoas comprometidas com os cargos em que ocupam e esse  é o nosso jeito de ser e trabalhar, vamos ajudar a a administração para que as coisas dêem certo, nós estamos aqui para tentar resolver os problemas dos agricultores. Agora nós já firmamos parceria com o INCRA e agora esse importante órgão na transferência e registro de terras vai passar a existir na Secretaria Municipal de Agricultura de Alegrete do Piauí, a segunda novidade é sobre a DAPI, que é a confirmação de quem é agricultor quando precisa fazer um projeto, agora teremos na nossa pasta. O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores” disse o secretário de Agricultura Júnior Sousa.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Claudito Rodrigues (Cláudio do Miltom) participou do ato e garantiu que irá buscar outras políticas públicas em prol dos agricultores familiares:

“Isso é o começo da nova gestão Juntos Somos Mais Fortes. Outro dia eu recebi um telefonema do Deputado Limma, através da Secretaria de Agricultura do Estado, dizendo que iria designar para o nosso município as sementes de feijão e milho. Não são muito, precisamos de mais, mas já é um começo para o desenvolvimento. 90% dos habitantes do nosso município sobrevivem da agricultura familiar, então iremos buscar isso nessa nova gestão e vamos correr atrás de mais coisas.” Declarou o vereador.

A advogada trabalhista Dra. Renata Lustosa esteve na ocasião e aproveitou para elucidar aos agricultores presentes as novas regras sobre aposentadoria para trabalhadores rurais.

Desde a Lei 13.846/19, as aposentadorias para esses trabalhadores rurais passaram a ser concedidas com base na autodeclaração preenchida pelo trabalhador rural, além de provas documentais da época do período de trabalho.

O INSS faz o cadastro dos segurados especiais no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que é abastecido com informações de outros bancos de dados e também com documentos dos próprios trabalhadores. Esse cadastro permitirá que os segurados especiais possam ter acesso aos benefícios com mais facilidade sem o auxílio de outros órgãos ou de advogados.

“A riqueza do mundo está na Agricultura, tudo está em volta de vocês agricultores. A gestão está de parabéns pela indicação do secretário de Agricultura, vocês acertaram nesta indicação, Júnior Sousa será um secretário dedicado, visionário e esforçado. Sobre a aposentadoria rural, é necessário provar ainda os 15 anos de atividades rurais, façam os esforço de trazer a secretária de agricultura os seus documentos de identidade do agricultor, a DAP. Hoje não é mais necessário ser filiado ou contribuir com os Sindicatos Rurais para se aposentar, essa não é a função do Sindicato, e nem é necessário advogado. Diretamente no site do INSS é possível preencher uma declaração para obter as documentações necessárias” disse a advogada Dra. Renata Lustosa aos agricultores presentes.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.